Secções
Entrar

Inglaterra. Autor do ataque que matou três crianças em aula de dança condenado a prisão perpétua

Ana Bela Ferreira 23 de janeiro de 2025 às 16:46

Uma das vítimas era lusodescendente. Autor do ataque tem 18 anos e foi condenado a um mínimo de 52 anos na prisão.

O autor do ataque com faca que matou três meninas - uma delas lusodescendente - numa aula de dança, em julho de 2024, foi condenado a um mínimo de 52 anos de prisão. O juiz referiu: "É altamente provável que ele nunca venha a ser libertado".

REUTERS/Belinda Jiao

Axel Rudakubana tem 18 anos, foi diagnosticado com autismo, mas durante o julgamento os procuradores sublinharam a crueldade dos crimes. Na segunda-feira, o jovem admitiu ter levado a cabo os assassinatos em julho do ano passado, na cidade de Southport. Como não pode ser condenado a prisão perpétua, por ter 17 anos na época dos crimes, Rudakubana terá 70 anos quando puder pedir liberdade condicional ao tribunal, o que lhe deve ser negado, antecipou o juiz.

A sentença coloca Rudakubana na prisão para a vida - aos 52 anos pelo homicídio das três meninas, juntam-se 10 crimes de tentativa de homicídio e um crime de produção de ricina (veneno) e ter na sua posse um manual de treino da al Qaeda.

Bebe King, de 6 anos, Elsie Dot Stancombe, 7, e Alice da Silva Aguiar, 9, morreram na sequência de ferimentos provocados por uma faca. Duas delas apresentavam "lesões horríveis que... são difíceis de explicar a não ser como sendo de natureza sádica", afirmou no julgamento a procuradora Deanna Heer.

Também o juiz descreveu as ações do condenado como "maléficas". "Tenho a certeza de que Rudakubana tinha uma intenção firme e determinada de cometer estes crimes e que, se tivesse podido, teria matado todas as crianças, todas as 26, bem como todos os adultos que se metessem no seu caminho."

A sentença foi lida na ausência do arguido que se recusou a regressar ao tribunal, depois de ter sido retirado duas vezes da sala por interromper os depoimentos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela