Secções
Entrar

Honduras pedem à Interpol detenção de ex-presidente perdoado por Trump há uma semana

Isabel Dantas 09 de dezembro de 2025 às 09:48

Juan Orlando Hernández tinha sido condenado a 45 anos de prisão mas já foi libertado.

As autoridades das Honduras pediram  à Interpol para que seja executado o mandado de detenção, emitido em 2023, visando o ex-presidente Juan Orlando Hernández, liberado de uma cadeia nos Estados Unidos há uma semana, depois de ter sido perdoado por Donald Trump. 
Um cidadão protesta contra a libertação de Juan Orlando Hernández EPA
Hernández tinha sido condenado a 45 anos de prisão por importar toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Foi preso nas Honduras pouco depois de deixar a presidência, em 2022, e extraditado pelo atual líder do país, Xiomara Castro, para a cumprir pena nos EUA. Nas Honduras o ex-presidente e outros políticos foram acusados de fraude a envolver uma rede de organizações não governamentais para desvio de fundos do Estado, incluindo para a sua campanha presidencial, em 2013.  O advogado do ex-presidente, Renato Stabile, fala numa "jogada política". "Isto não passa de uma jogada política do Libre para intimidar o presidente Hernández, pois estão a ver que vão deixar o poder nas Honduras. É uma vergonha e um gesto desesperado, um golpe de teatro. Estas acusações não fazem sentido."   Hernández negou sempre qualquer irregularidade durante seu mandato e insistiu que era um dos aliados mais fortes dos Estados Unidos na luta contra as drogas. Trump anunciou a intenção de perdoar Hernández poucos dias antes das eleições nacionais em Honduras. Disse que os hondurenhos tinham solicitado o indulto para o ex-presidente do país e que, após analisar o caso, decidiu que Hernández tinha sido tratado injustamente pelos promotores, decidindo, por isso, libertá-lo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela