Secções
Entrar

Homem que imobilizou o atirador de Sydney recebe doação de €1,4 milhões

Luana Augusto 19 de dezembro de 2025 às 11:06

Ahmed al Ahmed estava internado no hospital a recuperar dos ferimentos de uma bala quando foi surpreendido com esta notícia. É "o melhor do nosso país", disse o primeiro-ministro australiano.

O homem que fez frente a um dos atiradores que levou a cabo , Austrália, recebeu uma doação de 2,5 milhões de dólares australianos (1,4 milhões de euros) por parte da comunidade. Ahmed al Ahmed estava internado no hospital a recuperar dos ferimentos de uma bala quando foi surpreendido com esta notícia, escreve a .
Primeiro-ministro australiano visita Ahmed al Ahmed, ferido após parar atirador em Sydney. Gabinete do Primeiro-Ministro da Austrália via AP
No domingo, dois homens (pai e filho) levaram a cabo um tiroteio na praia de Bondi - onde centenas de pessoas celebravam um evento judaico. Ahmed, vendedor de fruta, estava a passar pelo local quando se apercebeu do incidente. Inicialmente escondeu-se atrás de um dos carros que estavam estacionados, para depois, sem hesitar, atirou-se a um dos atiradores, desarmou-o e obrigou-o a recuar. Ahmed acabou por ser atingido por vários tiros - o que levou várias pessoas a correrem na sua direção para o ajudarem - e foi posteriormente transferido para um hospital, onde se encontra até agora. Não só na Austrália como em todo o mundo, ficou conhecido como o "".
Esta semana o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, visitou-o no hospital e disse dele que era "o melhor do nosso país".
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, também já havia elogiado o pai de dois filhos. Referiu-se à sua ação como "o auge do heroísmo judaico", informou o Times of Israel. Além disso, o governador da região de New South Wales, Chris Minns, também se referiu a ele como "um verdadeiro herói". "Não tenho dúvidas de que há muitas, muitas pessoas vivas esta noite em resultado da sua bravura." No total, o tiroteio resultou em 15 mortos. O atirador que foi imobilizado por Ahmed acabou detido, mas o outro acabou  por morrer.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela