Hamas libertou mais duas reféns idosas
Até agora foram libertadas apenas quatro reféns, de mais de 200. Duas israelitas têm mais de 80 anos.
Duas mulheres idosas, mantidas como reféns pelo Hamas, foram libertadas esta segunda-feira. Segundo os media israelitas, as mulheres chamam-se Nurit Cooper, de 80 anos, e Yocheved Lifshitz, de 85. As autoridades egípcias confirmaram que as duas mulheres chegaram à fronteira de Rafah, onde têm passado os camiões com ajuda humanitária e que liga a Faixa de Gaza ao Egito.
Este é o segundo par de reféns israelitas libertados pelo Hamas, em 17 dias de cativeiro. As primeiras vítimas a serem libertadas foram uma mãe e a sua filha com dupla nacionalidade (israelo-americana), na sexta-feira. O Hamas terá em seu poder mais de 200 reféns, feitos durante o ataque surpresa em solo israelita, a 7 de outubro.
Tanto na primeira libertação como agora, o Hamas justificou estas libertações com razões humanitárias, na sequência de uma mediação conduzida pelo Qatar e pelo Egito. No Telegram, o porta-voz do braço armado do Hamas, escreveu: "Decidimos libertá-las por razões humanitárias e de saúde fragilizada... Apesar disso, o inimigo [Israel] recusou recebê-las na sexta-feira passada". Isarel negou esta acusação.
Edições do Dia
Boas leituras!