Secções
Entrar

Hainan Airlines completa primeiro voo transoceânico com biodiesel

22 de novembro de 2017 às 07:49

A companhia aérea chinesa completou o primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, entre Pequim e a cidade norte-americana de Chicago.

A companhia aérea chinesa Hainan Airlines completou hoje o primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, entre Pequim e a cidade norte-americana de Chicago, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Em 2015, a Hainan utilizou pela primeira vez o biocombustível, produzido pela refinaria Sinopec a partir de óleo recolhido de restaurantes e posteriormente reciclado, mas nunca antes o tinha utilizado num voo transoceânico.

Este tipo de combustível emite entre 50% e 80% menos dióxido de carbono que a querosene tradicional, e garante a segurança e eficiência do voo, segundo a companhia, citada pela Xinhua.

A Hainan Airlines pertence ao grupo HNA, accionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul e dono da Capital Airlines, companhia aérea que inaugurou este ano o primeiro voo entre China e Portugal.

A nova ligação entre Pequim e Chicago, a bordo de um Boeing 787, integra o projecto de criação de uma ligação aérea "verde" entre a China e os Estados Unidos, segundo a Xinhua.

A primeira vez que a Hainan utilizou aquele biocombustível foi num voo entre Xangai, a "capital" económica da China, e Pequim. A companhia aérea Lufthansa foi a primeira a usar biocombustível, em 2011.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela