Entrar

Grécia apresenta novo plano de austeridade

14 de maio de 2017 às 17:27

O governo reviu em baixa as suas previsões de crescimento para 2017

O governo grego lançou o procedimento parlamentar para a adopção, prevista até sexta-feira, de novas medidas de austeridade reclamadas pelos credores para prosseguirem o financiamento do país e reduzirem a dívida, noticiou a agência grega Ana.

Paralelamente, o governo reviu em baixa as suas previsões de crescimento para 2017, para 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) contra 2,7% previstos na Lei de Finanças e 2,1% da Comissão Europeia, precisou a Ana.

A cifra figura no projecto de enquadramento orçamental 2017-2021, entregue durante a noite no parlamento com o projecto de lei sobre o novo aperto fiscal.

No texto, prevê-se para 2019 e 2020 novos aumentos de impostos e cortes de pensões, pela 14.ª vez desde o início da crise, totalizando 4,5 mil milhões de euros, segundo a Ana.

A adopção, prevista para a noite de quinta para sexta-feira, de acordo com a presidência do parlamento, é reclamada pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para continuarem os empréstimos ao país e abrirem caminho à renegociação da dívida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela