Governo impede golpe de Estado no Gabão
Um soldado do exército, ladeado por outros dois armados, leu um comunicado a informar que os militares tomaram o controlo do Governo "para restaurar a democracia" no país. Acabaram por ser quase todos detidos.
Militares do Gabão anunciaram esta segunda-feira na televisão pública que está em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental. Porém, de acordo com a Reuters, a tentativa de golpe foi impedida pelo governo do Gabão. "O governo está no seu lugar. As instituições estão no seu lugar", disse Guy-Bertrand Mapangou, porta-voz do Governo, à France24.
Um soldado do exército, ladeado por outros dois armados, leu um comunicado a informar que os militares tomaram o controlo do Governo "para restaurar a democracia" no país. O governo gabonês anunciou já a detenção de quatro dos cinco militares que entraram na estação de rádio onde foi lido o comunicado. As detenções aconteceram horas depois.
Moradores da capital, Libreville, indicavam que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.
O Presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde outubro, existindo relatos de que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Bongo dirigiu-se recentemente ao país numa mensagem de Ano Novo, acamado, a partir de um hospital em Marrocos.
De acordo com uma fonte militar ouvida pela Reuters, os cérebros do golpe ainda não foram detidos.
Edições do Dia
Boas leituras!