Secções
Entrar

Governo impede golpe de Estado no Gabão

07 de janeiro de 2019 às 09:36

Um soldado do exército, ladeado por outros dois armados, leu um comunicado a informar que os militares tomaram o controlo do Governo "para restaurar a democracia" no país. Acabaram por ser quase todos detidos.

Militares do Gabão anunciaram esta segunda-feira na televisão pública que está em curso um golpe de Estado naquele país da África Ocidental. Porém, de acordo com a Reuters, a tentativa de golpe foi impedida pelo governo do Gabão. "O governo está no seu lugar. As instituições estão no seu lugar", disse Guy-Bertrand Mapangou, porta-voz do Governo, à France24.

Um soldado do exército, ladeado por outros dois armados, leu um comunicado a informar que os militares tomaram o controlo do Governo "para restaurar a democracia" no país. O governo gabonês anunciou já a detenção de quatro dos cinco militares que entraram na estação de rádio onde foi lido o comunicado. As detenções aconteceram horas depois.

Moradores da capital, Libreville, indicavam que tanques militares e veículos armados estão a patrulhar as ruas.

O Presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde outubro, existindo relatos de que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Bongo dirigiu-se recentemente ao país numa mensagem de Ano Novo, acamado, a partir de um hospital em Marrocos.

De acordo com uma fonte militar ouvida pela Reuters, os cérebros do golpe ainda não foram detidos. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela