Governo cubano afirma que diretor da CIA reuniu-se com autoridades em Havana
As provas apresentadas pela delegação cubana "demonstram categoricamente que a ilha não representa qualquer ameaça à segurança nacional dos EUA".
O governo cubano informou esta quinta-feira que o diretor da agência norte-americana de informações CIA, John Ratcliffe, reuniu-se com representantes do seu Ministério do Interior durante uma visita de alto nível à ilha.
Num comunicado oficial, o Governo de Cuba referiu que a reunião teve lugar hoje, "num contexto de relações bilaterais complexas" e serviu para o regime comunista apresentar provas de que não representa qualquer ameaça à segurança nacional norte-americana.
As provas apresentadas pela delegação cubana "demonstram categoricamente que a ilha não representa qualquer ameaça à segurança nacional dos EUA", sublinharam as autoridades cubanas na nota.
Consequentemente, Havana sustenta que não há fundamentos legítimos para a sua inclusão continuada na lista norte-americana de Estados patrocinadores do terrorismo.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a reunião terá sido realizada também para promover o diálogo político entre os dois adversários, há muito em tensão.
O governo cubano confirmou recentemente uma reunião com responsáveis norte-americanos na ilha, numa altura em que as tensões entre as duas partes continuam elevadas devido ao bloqueio energético imposto por Washington ao país das Caraíbas.
No final de janeiro, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas a qualquer país que vendesse ou fornecesse petróleo a Cuba.
Trump também ameaçou intervir no país, e o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou recentemente que Cuba estava preparada para lutar caso isso viesse a acontecer.