Secções
Entrar

Gigante mineira Rio Tinto lamenta ter perdido cápsula radioativa na Austrália

Lusa 30 de janeiro de 2023 às 09:06

A cápsula desapareceu enquanto era transportada de camião, numa distância de cerca de 1.400 quilómetros, de uma mina perto da remota cidade de Newman.

A gigante mineira anglo-australiana Rio Tinto pediu hoje desculpas depois de ter perdido uma cápsula minúscula, mas com níveis de radiação perigosos para a saúde humana, a 10 de janeiro, no oeste da Austrália.

REUTERS/Jason Reed/File Photo

A cápsula prateada, de oito por seis milímetros, usada em operações de mineração, contém uma substância radioativa chamada Césio-137, de acordo com o Departamento de Saúde do estado da Austrália Ocidental.

Os serviços de emergência disseram que a cápsula desapareceu enquanto era transportada de camião, numa distância de cerca de 1.400 quilómetros, de uma mina perto da remota cidade de Newman para os subúrbios a norte de Perth, uma cidade com 2,1 milhões de habitantes.

"Reconhecemos que esta situação é claramente muito preocupante e lamentamos a preocupação que tem causado na comunidade da Austrália Ocidental", disse o presidente executivo da Rio Tinto Iron Ore.

"Iniciámos a nossa própria investigação para entender como a cápsula pode ter sido perdida", acrescentou, em comunicado, Simon Trott.

A cápsula radioativa, que faz parte de equipamento usado na indústria de mineração para medir a densidade do minério de ferro, foi transportada por uma empresa certificada pela Rio Tinto, disse Trott.

As autoridades de saúde, que anunciaram o incidente na sexta-feira, avisaram a população para evitar tocar ou mesmo permanecer a uma distância inferior a cinco metros da cápsula.

A Césio-137 emite quantidades perigosas de radiação, o equivalente a receber dez raio X em uma hora. A cápsula pode originar queimaduras na pele e exposição prolongada pode causar cancro.

Na semana passada, um porta-voz dos bombeiros disse que as buscas pela cápsula começaram nas áreas povoadas no trajeto do camião, mas admitiram que pode levar semanas.

O camião chegou a um depósito de Perth em 16 de janeiro, mas as autoridades só foram alertadas para o incidente na quarta-feira, após a empresa responsável pelo transporte ter dado pelo desaparecimento.

A polícia determinou que o desaparecimento terá sido um acidente e não um caso criminal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela