Secções
Entrar

Furacão Helene já matou mais de 130 pessoas nos EUA

Luana Augusto 01 de outubro de 2024 às 10:19

Pelo menos 600 pessoas estão desaparecidas. Cidades sofreram cortes de energia e várias estradas foram cortadas.

À medida que o número de mortes relacionadas com a tempestade Helene, nos Estados Unidos, aumenta, também as autoridades se apressam a transportar alimentos, água e outros bens às populações afetadas, bem como a restabelecer a energia e a limpar estradas.

O furacão que atingiu o estado de Carolina do Norte na passada quinta-feira (25) já provocou inundações, cortes de energia, destruição de estradas e casas, tendo sido registados até ao momento 130 mortos, segundo a agência Associated Press, e pelo menos 600 desaparecidos, acrescentou Joe Biden numa comunicação feita aos jornalistas na segunda-feira.

As mortes registaram-se nos estados de Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Flórida, Tennessee e Virgínia. Acredita-se que este número deverá aumentar à medida que as equipas de resgate tentem chegar a cidades mais isoladas.

Ao todo já foram encerradas cerca de 300 estradas da Carolina do Norte, mais de 7 mil pessoas registaram-se para dar assistência à Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA e a Guarda Nacional já transportou, via avião e helicóptero, mil toneladas de alimentos e água para áreas remotas, disseram as autoridades num comunicado de imprensa citado pela Reuters. Sabe-se também que 1,8 milhão de residências e empresas ficaram sem energia na segunda-feira, aponta o site Poweroutage.us

Já na lista de cidades destruídas encontra-se Broad River, na Carolina do Sul, e Bat Cave, na Carolina do Norte. Helicópteros tentaram pousar nesta última cidade para proceder à retirada de pessoas, à medida que uma ponte parecia prestes a desabar. Contudo, os bombeiros locais escreveram numa estrutura com spray: "NÃO ATERREM". 

REUTERS/Evelyn Hockstein

O governo e os diversos estados dos EUA estão agora empenhados em recuperar todas as localidades afetadas. O presidente, Joe Biden, disse que planeia visitar áreas na Carolina do Norte devastadas pelo furacão Helene, na quarta-feira. Na segunda-feira, acrescentou que viajaria para a cidade de Raleigh para uma reunião com o centro de operações de emergência e que de seguida iria fazer um percurso aéreo para observar os danos em Asheville.

REUTERS/Elijah Nouvelage

Entretanto, o ex-presidente Donald Trump já visitou Valdosta, na Geórgia, na tarde de segunda-feira. Durante a visita conversou com os seus apoiantes e com um grupo da Samaritan's Purse, uma instituição de caridade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela