Secções
Entrar

Furacão Dorian pode chegar à Flórida com categoria 4

30 de agosto de 2019 às 15:09

O furacão continua a ganhar força com ventos máximos sustentados de 175 quilómetros por hora e pode esta sexta-feira converter-se num ciclone de categoria alta.

O furacão Dorian continua a ganhar força com ventos máximos sustentados de 175 quilómetros por hora e pode esta sexta-feira converter-se num ciclone de categoria alta, enquanto se move lentamente em direção à Flórida, nos Estados Unidos.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou hoje de que o Dorian poderá chegar à Flórida na segunda-feira, tornando-se num fenómeno "extremamente perigoso" da categoria 4 na escala Saffir-Simpson (máximo de 5), ou seja, com ventos máximos que podem chegar aos 225 quilómetros por hora.

O NHC indicou que o Dorin começou a dirigir-se mais lentamente e na direção noroeste, a uma velocidade de 19 quilómetros por hora.

"Espera-se que Dorian se torne num grande furacão ainda hoje e continue a ser um furacão extremamente perigoso durante o fim de semana", adiantou o NHC.

Segundo os meteorologistas, este avanço lento permite organizar melhor e alimentar os ventos graças às águas quentes do Caribe.

A Flórida, que declarou estado de emergência, prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e até um fenómeno conhecido como "King Tide" (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a chegada do ciclone.

De acordo com o NHC, o furacão move-se esta sexta-feira sobre o Atlântico, a leste do sudeste e o centro das Bahamas, vai aproximar-se do arquipélago no sábado e estará sobre o noroeste das Bahamas no domingo, onde se espera a "chuva pode causar inundações que ameacem vidas humanas".

Desde o início da temporada de furacões, que começou em junho, foram registadas outras quatro tempestades tropicais, Chantal, Andrea, Erin e Barry, esta ultima que se tornou num furacão em julho, pouco antes de chegar a Louisiana, onde deixou perdas materiais substanciais, mas nenhuma fatalidade direta.

O presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a visita que tinha programado este fim de semana à Polónia devido ao furacão Dorian.

"Para permitir que o conjunto de meios do Estado federal esteja concentrado na tempestade que está a chegar, decidi enviar o vice-presidente, Mike Pence, à Polónia, em meu lugar, no fim de semana", declarou Trump na Casa Branca.

O Presidente dos Estados Unidos era esperado no domingo em Varsóvia para o 80.º aniversário do início da II Guerra Mundial, que começou em 01 de setembro de 1939 com um ataque da Alemanha nazi à Polónia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela