Secções
Entrar

Extrema-direita afirma-se como terceira força política em Espanha

10 de novembro de 2019 às 22:16

PSOE venceu as eleições deste domingo sem maioria absoluta. A extrema-direita, liderada por Santiago Abascal, duplicou o número de deputados.

Com mais de 90% dos votos escrutinados, os socialistas doPSOElideram a contagem de votos com 120 deputados eleitos. Em segundo lugar vem o PP (direita) com 88 lugares. Segue-se o Vox, o partido de extrema-direita, que com 52 lugares duplica o número de deputados.

A coligação de extrema-esquerda Unidas Podemos elegeu até agora 35 deputados e o Cidadãos obtém apenas 10 lugares.

Com estes resultados, o bloco dos partidos de esquerda (PSOE, Unidas Podemos e Mais País) totaliza 158, enquanto o bloco de direita (PP, Vox e Cidadãos) alcança 150 lugares.

"Quero deixar uma promessa aos que votaram em nós: não os defraudaremos", disse o líder do Vox, Santiago Abascal. "Somos a terceira força política de Espanha, temos 52 deputados".

"Não só redesenhámos o mapa político de Espanha em 11 meses, como fizemos uma mudança política e cultural", afirmou, dizendo que o Vox tem "o mesmo direito que a esquerda de dizer o que pensa", sem serem "insultados nos meios de comunicação". 

O líder da Liga italiana Matteo Salvini felicitou, através do Twitter, os "amigos do Vox".

Grande avanzata degli amici di @vox_es, scommetto già pronti titoli di tg e giornali su "vittoria estrema destra, razzisti, sovranisti, fascisti...".
Macché razzismo e fascismo, in Italia come in Spagna vogliamo solo vivere tranquilli in casa nostra.#portichiusi #10N pic.twitter.com/hYWL2ovHDp

"Mas qual racismo e fascismo, em Itália como em Espanha queremos apenas viver tranquilos na nossa casa", escreveu.

Também a líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen felicitou o partido liderado por Santiago Abascal pela sua "progressão fulgurante".

Le mouvement @vox_es réalise ce soir une progression fulgurante à l’occasion des élections législatives en #Espagne.

Bravo à son dirigeant @Santi_ABASCAL pour son impressionnant travail d'opposition, qui porte déjà ses fruits après seulement quelques années ! MLP pic.twitter.com/4zO2MzaV4Q




Nas eleições de 28 de abril, os socialistas do PSOE tiveram 28,7% dos votos, seguidos pelo PP com 16,7%, o Cidadãos (direita liberal) com 15,9%, o Unidas Podemos (extrema-esquerda) com 14,3% e o Vox (extrema-direita) com 10,3%.

As eleições deste domingo foram convocadas em setembro pelo Rei de Espanha, depois de constatar que o primeiro-ministro socialista em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu reunir os apoios suficientes para voltar a ser investido no lugar na sequência das eleições de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela