Secções
Entrar

Europa sob alerta terrorista no Natal e Ano Novo

Leonor Riso 24 de dezembro de 2023 às 12:34

Na Áustria, Alemanha e Espanha, autoridades aumentaram as medidas de segurança. Guerra Israel-Hamas aumenta risco de radicalização.

Na Áustria, Alemanha e Espanha, as autoridades receberam indicações de que um grupo islamita pretendia cometer ataques terroristas durante as festividades de Ano Novo e Natal.

REUTERS/Thilo Schmuelgen

A notícia foi avançada pelo jornal alemão Bild, depois de, nas últimas semanas, a ministra alemã do Interior Nancy Faeser ter alertado para o aumento da ameaça de violência na Alemanha e noutros locais da Europa face ao risco de radicalização aumentado pela guerra Israel-Hamas.

A polícia austríaca indicou que ia aumentar a segurança em igrejas e mercados de Natal devido ao elevado risco. "Tendo em conta que atores terroristas por toda a Europa estão a defender ataques em eventos cristãos, especialmente ao redor de 24 de dezembro, as autoridades tomaram as correspondentes medidas de segurança em espaços públicos", apontou fonte oficial.

Em Espanha, o Ministério do Interior reforçou as medidas de segurança desde 18 de dezembro, com o nível de alerta antiterrorismo em 4 (risco elevado), como se mantém desde junho de 2015.

Este sábado, a catedral de Colónia, Alemanha, foi encerrada devido a indicações de um possível ataque, que está sob investigação.

Várias pessoas foram ainda detidas em Viena, Áustria, e em Saarland, Alemanha. Segundo o jornal Bild, os detidos são pessoas afiliadas ao grupo terrorista Estado Islâmico da Ásia Central.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela