Secções
Entrar

Eurodeputados rejeitam duas moções de censura à Comissão Europeia

Lusa 09 de outubro de 2025 às 11:47

Em menos de um ano, a Comissão foi alvo de três moções de censura.

O Parlamento Europeu (PE) rejeitou esta quinta-feira em Estrasburgo, França, duas moções de censura apresentadas pela extrema-direita e pela esquerda contra a Comissão Europeia de Ursula von der Leyen.
Ursula von der Leyen discursa sobre o estado da União Europeia AP Photo/Geert Vanden Wijngaert, File
A moção de censura apresentada pelo grupo político Patriotas pela Europa (extrema-direita, de que faz parte o Chega) foi rejeitada com 378 votos contra, 179 favoráveis e 37 abstenções. Já a moção de censura movida pela bancada da Esquerda (Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português integram este grupo político) foi chumbada com 383 votos contra, 133 favoráveis e 78 abstenções. Em menos de um ano, a Comissão foi alvo de três moções de censura. A primeira moção de censura apresentada contra o executivo de Ursula von der Leyen foi movida pela extrema-direita em julho deste ano. Para serem aprovadas, as moções de censura precisavam de uma maioria de dois terços dos votos expressos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela