Secções
Entrar

EUA: Julgamento de impeachment de Trump deve começar no início da próxima semana

14 de janeiro de 2020 às 16:02

Artigos pelos quais Donald Trump vai ser julgado são enviados por Nancy Pelosi ao Senado esta quarta-feira. Para remover o presidente norte-americano do seu cargo é necessária uma maioria de dois terços de votos.

A representante da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, comunicou que o Congresso norte-americano vai votar esta quarta-feira numa resolução sobre os artigos a incluir e os responsáveis pelo julgamento de impeachment de Donald Trump no Senado, avança a CNN.

O anúncio foi feito em reunião à porta fechada com congressistas democratas, em Washington D.C., indicando que o julgamento do presidente norte-americano pode começar no final desta semana. Nancy Pelosi disse que os democratas estão prontos para aprovar, com a sua maioria, o envio destes dois artigos de destituição para o Senado, acusando Donald Trump de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

"A Câmara votará na quarta-feira, dia 15 de janeiro, a transmissão de acusações" contra o Presidente dos EUA, disse a líder da Câmara dos Representantes, em comunicado, depois de uma reunião à porta fechada com o seu grupo parlamentar.

No entanto, o líder do Partido Republicano no Senado norte-americano, Mitch McConnell, afirmou que o mesmo deverá começar apenas na segunda-feira da próxima semana, referindo, citado pela agência France-Presse, "etapas preliminares", como a tomada de posse dos senadores diante do presidente do Supremo Tribunal da Justiça dos EUA, John Roberts, poderão ocorrer no final desta semana.

Para remover Trump do seu cargo, é necessária uma maioria de dois terços de votos, algo que não será provável.

O Congresso iniciou o processo de impeachment no passado mês, sob os crimes de abuso de poder ao pressionar a Ucrânia a anunciar uma investigação ao rival do Partido Democrata, Joe Biden, e de obstrução do Congresso. No entanto, o envio dos artigos pelos quais Trump vai ser julgado foi adiado por Pelosi, numa tentativa de convencer o líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell a aceitar a inclusão de novas testemunhas no caso.

Uma votação esta quarta-feira permitiria ao Senado começar o julgamento já na tarde desta quinta-feira, ainda que os primeiros dias sejam preenchidos com a leitura formal das acusações de impeachment, fazendo com que os primeiros senadores apenas comecem a ser ouvidos na próxima semana.

Os democratas da Câmara dos Representantes indicaram que Pelosi nomeou cerca de 10 senadores como responsáveis pela acusação a Trump, nos quais está incluído Adam Schiff, deputado pela Califórnia, Diretor do Comité de Inteligência do Congresso e um dos impulsionadores deste processo, e o Diretor do Comité Judiciário do Congresso, Jerrold Nadle.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela