EUA: Julgamento de impeachment de Trump deve começar no início da próxima semana
Artigos pelos quais Donald Trump vai ser julgado são enviados por Nancy Pelosi ao Senado esta quarta-feira. Para remover o presidente norte-americano do seu cargo é necessária uma maioria de dois terços de votos.
A representante da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, comunicou que o Congresso norte-americano vai votar esta quarta-feira numa resolução sobre os artigos a incluir e os responsáveis pelo julgamento de impeachment de Donald Trump no Senado, avança a CNN.
O anúncio foi feito em reunião à porta fechada com congressistas democratas, em Washington D.C., indicando que o julgamento do presidente norte-americano pode começar no final desta semana. Nancy Pelosi disse que os democratas estão prontos para aprovar, com a sua maioria, o envio destes dois artigos de destituição para o Senado, acusando Donald Trump de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.
"A Câmara votará na quarta-feira, dia 15 de janeiro, a transmissão de acusações" contra o Presidente dos EUA, disse a líder da Câmara dos Representantes, em comunicado, depois de uma reunião à porta fechada com o seu grupo parlamentar.
No entanto, o líder do Partido Republicano no Senado norte-americano, Mitch McConnell, afirmou que o mesmo deverá começar apenas na segunda-feira da próxima semana, referindo, citado pela agência France-Presse, "etapas preliminares", como a tomada de posse dos senadores diante do presidente do Supremo Tribunal da Justiça dos EUA, John Roberts, poderão ocorrer no final desta semana.
Para remover Trump do seu cargo, é necessária uma maioria de dois terços de votos, algo que não será provável.
O Congresso iniciou o processo de impeachment no passado mês, sob os crimes de abuso de poder ao pressionar a Ucrânia a anunciar uma investigação ao rival do Partido Democrata, Joe Biden, e de obstrução do Congresso. No entanto, o envio dos artigos pelos quais Trump vai ser julgado foi adiado por Pelosi, numa tentativa de convencer o líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell a aceitar a inclusão de novas testemunhas no caso.
Uma votação esta quarta-feira permitiria ao Senado começar o julgamento já na tarde desta quinta-feira, ainda que os primeiros dias sejam preenchidos com a leitura formal das acusações de impeachment, fazendo com que os primeiros senadores apenas comecem a ser ouvidos na próxima semana.
Os democratas da Câmara dos Representantes indicaram que Pelosi nomeou cerca de 10 senadores como responsáveis pela acusação a Trump, nos quais está incluído Adam Schiff, deputado pela Califórnia, Diretor do Comité de Inteligência do Congresso e um dos impulsionadores deste processo, e o Diretor do Comité Judiciário do Congresso, Jerrold Nadle.
Edições do Dia
Boas leituras!