EUA, Canadá e 17 países europeus expulsam diplomatas russos
A Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Polónia, República Checa, Lituânia, Itália, Holanda, Dinamarca, Estónia e Ucrânia estão a expulsar diplomatas russos.
Estão a expulsar diplomatas russos os Estados Unidos, Canadá e 14 Estados-membros da União Europeia, entre eles a Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Polónia, a República Checa, Lituânia, Itália, Holanda, Dinamarca e Estónia. Também a Ucrânia e a Albânia, que não são Estados-membros da UE, expulsaram diplomatas.
A medida insere-se numa acção coordenada dos países ocidentais em resposta ao envenenamento com gás tóxico do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido. O primeiro a anunciar esta segunda-feira foram os Estados Unidos, que irão expulsão 60 "espiões" russos e uma ordem de encerramento do consulado da Rússia em Seattle. Seguiram-se a Alemanha, França, Polónia e Canadá, expulsando quatro diplomatas russos cada um, a República Checa e a Lituânia três, a Itália, Espanha, Holanda e Dinamarca dois, a Estónia um e a Ucrânia 13.
Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou que 14 países membros da UE decidiram expulsar diplomatas russos devido ao caso Skripal e que medidas adicionais serão anunciadas nos próximos dias e meses.
Edições do Dia
Boas leituras!