Secções
Entrar

EUA, Canadá e 17 países europeus expulsam diplomatas russos

26 de março de 2018 às 16:16

A Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Polónia, República Checa, Lituânia, Itália, Holanda, Dinamarca, Estónia e Ucrânia estão a expulsar diplomatas russos.

Estão a expulsar diplomatas russos os Estados Unidos, Canadá e 14 Estados-membros da União Europeia, entre eles a Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Polónia, a República Checa, Lituânia, Itália, Holanda, Dinamarca e Estónia. Também a Ucrânia e a Albânia, que não são Estados-membros da UE, expulsaram diplomatas.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: EPA
Foto: YURI KADOBNOV/EPA
Foto: Getty Images

A medida insere-se numa acção coordenada dos países ocidentais em resposta ao envenenamento com gás tóxico do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido. O primeiro a anunciar esta segunda-feira foram os Estados Unidos, que irão expulsão 60 "espiões" russos e uma ordem de encerramento do consulado da Rússia em Seattle. Seguiram-se a Alemanha, França, Polónia e Canadá, expulsando quatro diplomatas russos cada um, a República Checa e a Lituânia três, a Itália, Espanha, Holanda e Dinamarca dois, a Estónia um e a Ucrânia 13.

Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou que 14 países membros da UE decidiram expulsar diplomatas russos devido ao caso Skripal e que medidas adicionais serão anunciadas nos próximos dias e meses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela