Secções
Entrar

EUA acusam Estado Islâmico de genocídio

17 de março de 2016 às 17:03

John Kerry considera grupo extremista islâmico responsável pelo genocídio de minorias religiosas nos territórios ocupados na Síria e no Iraque

Os Estados Unidos declararam o Estado Islâmico responsável por genocídio de cristãos, yazidis e outras minorias religiosas nos territórios que controla no Iraque e na Síria.

"O Daesh [acrónimo árabe do grupo] é genocida por auto-proclamação, por ideologia e por acção, no que afirma, no que acredita e no que faz", disse o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, utilizando um dos nomes que designam o grupo jihadista. "O Daesh também é responsável por crimes contra a humanidade contra os mesmos grupos", acrescentou na declaração feita esta quinta-feira.

A declaração do secretário de Estado confirma uma declaração aprovada pelo Congresso dos EUA para declarar como genocídio os assassínios de minorias religiosas perpetrados pelo grupo extremista, uma declaração que tem implicações legais internacionais, visto que os EUA fazem parte da convenção da ONU contra este tipo de crimes aprovada em 1948.

O tratado pede aos estados signatários que “castiguem” o genocídio, definido como “actos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo étnico, racial, religioso ou de determinada nacionalidade”.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela