Secções
Entrar

Erdogan reúne-se com Pence e Pompeo para discutir ofensiva turca na Síria

17 de outubro de 2019 às 07:08

Vice-presidente e secretário de Estado dos EUA querem exigir ao presidente da Turquia a suspensão da ofensiva turca no nordeste da Síria e negociar um cessar-fogo entre turcos e curdos.

O Presidente da Turquia recebe hoje em Ancara o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, encontro que surge por iniciativa norte-americana para pressionar a suspensão da ofensiva turca na Síria.

Pence e Pompeo estão na capital turca para exigir a suspensão da ofensiva turca no nordeste da Síria e para tentar negociar um cessar-fogo entre as forças turcas e curdas naquela região.

Na quarta-feira de manhã, a realização deste encontro parecia estar comprometida, com Recep Tayyip Erdogan a afirmar, em declarações ao canal Sky News, que não ia reunir-se com Mike Pence e Mike Pompeo e que só falaria com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, "se ele viesse" a Ancara.

Durante quarta-feira à tarde, o diretor de comunicação da Presidência turca, Fahrettin Altun, veio esclarecer, através da rede social Twitter, que Erdogan iria receber a delegação dos Estados Unidos liderada pelo vice-presidente norte-americano.

Na capital turca estão também o conselheiro de segurança nacional, Robert O'Brien, e o enviado especial dos Estados Unidos para a Síria, James Jeffrey.

A Turquia lançou na semana passada uma ofensiva no nordeste da Síria contra a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), aliada dos ocidentais no combate aos ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico, mas considerada terrorista por Ancara.

A ofensiva turca surge após o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

O objetivo da operação é criar uma "zona de segurança" de 32 quilómetros de extensão ao longo da fronteira entre a Turquia e Síria para manter as YPG à distância e repatriar uma parte dos 3,6 milhões de refugiados sírios que atualmente vivem no território turco.

Apesar do encontro com Pence e Pompeo e da pressão ocidental para a suspensão da ofensiva turca no norte da Síria, Erdogan tem vindo a excluir qualquer negociação com as forças curdas e exigiu que estas deponham as armas e se retirem da fronteira turca.

A ofensiva de Ancara abre uma nova frente na guerra da Síria que já causou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados desde que foi desencadeada em 2011.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela