Secções
Entrar

Epstein planeou mudar-se para Portugal e pesquisou sobre a Lei dos Sefarditas

Gabriela Ângelo 13 de fevereiro de 2026 às 09:23

Epstein teria ainda uma relação próxima com o seu mordomo, o brasileiro Valdson Vieira Cotrin, e a sua mulher portuguesa, Maria Gomes de Melo, responsável pela limpeza do seu apartamento em Paris.

Numa troca de mensagens de novembro de 2014 com a banqueira suíça, Ariane de Rothschild, Jeffrey Epstein terá mostrado interesse em mudar-se para Portugal ou para a Suíça. Segundo noticia esta sexta-feira o jornal , a banqueira descreve as vantagens de Portugal, desde “as praias, o sol, os fabulosos lugares históricos” à “ simpatia dos portugueses”. 
Ficheiros de Jeffrey Epstein AP
Em resposta, Epstein mostrou-se reticente, escrevendo que morar em Portugal seria “um preço demasiado alto a pagar”. Contudo, Ariane destacou que o país “oferece 10 anos de isenção de impostos” caso se tornasse um residente fiscal estrangeiro. 
Segundo os ficheiros divulgados recentemente, em 2015 o predador sexual pesquisou sobre a Lei dos Sefarditas que permite a descendentes de judeus sefarditas, com ligação a comunidades portuguesas, a aquisição de nacionalidade por questões de reparação histórica. Uma vez que Epstein era judeu, poderia ter alguma ligação às comunidades que foram expulsas de Portugal.  Mas os seus laços com Portugal não acabam aí. Epstein teria uma relação próxima com o seu mordomo, o brasileiro Valdson Vieira Cotrin, e a sua mulher portuguesa, Maria Gomes de Melo, responsável pela limpeza do seu apartamento em Paris. Em declarações ao The Telegraph, citada pelo Expresso, a portuguesa afirmou que nunca tinham visto nada impróprio “com mulheres menores de idade em cerca de 20 anos, nem em Nova Iorque, nem na sua ilha privada, nem em Paris”. 
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas