Secções
Entrar

Encontrada caixa negra do avião que se despenhou em Moscovo

12 de fevereiro de 2018 às 19:28

O Comité Intergovernamental da Aviação russa salientou que a caixa negra, que vai revelar dados do voo e poderá indicar as causas do acidente do bimotor. Morreram as 71 pessoas que seguiam a bordo.

Já foi encontrada a caixa negra do avião que se despenhou este domingo, nos arredores de Moscovo, provocando a morte das 71 pessoas. A confirmação foi dada pelas autoridades russas. Apesar das dificuldades causadas pela neve que cai na zona do acidente, entre as localidades de Arguntsevo e Stepanovo, a caixa negra do aparelho acabou por ser encontrada na operação, tendo já sido aberta por especialistas. 

O Comité Intergovernamental da Aviação russa salientou que a caixa negra, que vai revelar dados do voo e poderá indicar as causas do acidente do bimotor, está a ser analisada.

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A operação, que recolheu já mais de 400 peças de material do Antonov An-148, mobiliza mais de mil pessoas e 200 veículos e, de acordo com o ministro dos Transportes russo, Maxime Sokolov, deverá prolongar-se por mais "uma semana".

As autoridades russas frisaram às dificuldades de "uma área muito grande, na qual muitos fragmentos do avião estão espalhados, da neve e do desnível do terreno".

O aparelho Antonov An-148 da companhia Saratov Airlines despenhou-se pouco depois de ter descolado do aeroporto de Domodedovo de Moscovo em direcção a Orsk, uma cidade dos Urais. Segundo as agências russas, seguiam a bordo 65 passageiros e seis tripulantes.

O avião, com destino à cidade de Orsk, no sul dos montes Urais, tinha saído de Moscovo às 14h21 locais (11h21 em Lisboa) e, após descolar, desapareceu dos radares e despenhou-se. Os restos do avião ficaram disseminados num raio de cerca de um quilómetro.

Maxim Sokolov, que lidera a comissão governamental responsável pela investigação do desastre, indicou que a identificação das vítimas vai requerer exames comparativos de ADN. Segundo os dados preliminares, todos os ocupantes do avião eram cidadãos russos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela