Secções
Entrar

Embaixador dos EUA em Israel sugere que bombardeiros B-2 "visitem o Iémen" após ataque Huthi

Lusa 01 de julho de 2025 às 21:09

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, também comparou a atual ameaça Huthi à do Irão.

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, sugeriu hoje que os bombardeiros B-2 norte-americanos "talvez tenham de visitar o Iémen", após o disparo pelos rebeldes Huthis iemenitas de um míssil intercetado em território israelita.

"Pensávamos que não haveria mais mísseis em Israel, mas os Huthis acabaram de lançar um contra nós. Felizmente, o incrível sistema de interceção de Israel permite que nos protejamos e aguardemos pela libertação", escreveu Huckabee na sua conta no X.

"Talvez os bombardeiros B-2 tenham de visitar o Iémen!", acrescentou.

A menção de Huckabee aos bombardeiros B-2 refere-se à recente operação "Martelo da Meia-Noite" realizada pelos Estados Unidos entre 20 e 21 de junho, na qual mais de 125 aeronaves, incluindo sete B-2 com bombas destruidoras de 'bunkers' de 13 toneladas, atacaram instalações nucleares no Irão.

As Forças de Defesa de Israel informaram na plataforma Telegram que foi intercetado pela Força Aérea (IAF) "um míssil lançado do Iémen", que levou à ativação do sistema de alerta em várias zonas de Israel.   

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, também comparou a atual ameaça Huthi à do Irão.

"Depois de derrotarmos a serpente em Teerão, derrotaremos também os Huthis no Iémen. Quem levantar a mão contra Israel terá a mão cortada", alertou o ministro num comunicado sobre os aliados do Irão.

Os rebeldes Huthis do Iémen integram o chamado "eixo de resistência" contra Israel liderado pelo Irão, de que fazem parte outros grupos extremistas da região como o libanês Hezbollah, o palestiniano Hamas e a Jihad Islâmica.

AP Photo/Maya Alleruzzo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela