Secções
Entrar

Eleições na Rússia: Projecções dão vitória de mais de 70% a Putin

18 de março de 2018 às 18:11

As assembleias de voto já fecharam em Moscovo e nas grandes cidades da Rússia - onde votaram mais de 107 milhões de eleitores.

A Rússia votou, este domingo, para escolher o presidente dos próximos seis anos. As primeiras projecções das eleições apontam para a vitória de Vladimir Putin com uma diferença esmagadora relativamente aos adversários - com 73% a 77% dos votos, de acordo com a agência russa TASS.

Na segunda posição, o candidato do Partido Comunista Pavel Groudinine obteve 11,2%, à frente do ultranacionalista Vladimir Jirinovski (6,7%) e da jornalista próxima da oposição liberal Ksenia Sobtchak (2,5%).

1 de 15
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

As assembleias de voto já fecharam em Moscovo e nas grandes cidades da Rússia - onde votaram mais de 107 milhões de eleitores. Às 22h15 (18h15 em Portugal Continental), tinham sido já contados 21,33% dos votos, segundo a Comissão Central de Eleições na Rússia.

O Presidente russo, de 65 anos, há mais de 18 no poder, e deverá conquistar um quarto mandato, até 2024, mas a oposição lançou acusações de que a participação nas urnas foi aumentada através de fraudes.

A meio da tarde, a afluência às urnas atingia os 59,5% segundo a Comissão Eleitoral, um pouco mais elevada do que em 2012, quando Vladimir Putin regressou ao Kremlin.

Afastado da eleição devido a uma condenação judiciária, o principal opositor, Alexeï Navalny, acusou o Kremlin de insuflar a mobilização através de fraudes nas urnas e transporte maciço de eleitores.

A Organização Não Governamental Golos, especializada na supervisão de eleições, escreveu no seu sítio online que às 17:00 foram contabilizadas 2.472 irregularidades, como votos múltiplos, ou entraves ao trabalho dos observadores.

A presidente da Comissão Eleitoral, Ella Pamfilova, estimou, no entanto, que "não houve assim tantas irregularidades", enquanto a equipa de Putin contou 200.

Nas últimas sondagens, Putin obtém 70% dos votos, enquanto o seu principal oponente, candidato comunista Pavel Groudinine, deverá receber 7%, e em terceiro lugar o ultranacionalista Vladimir Jirinovski, com 5%, à frente da jornalista liberal Ksénia Sobtchak, com 01 a 02%.

A última semana de campanha foi marcada pela tensão entre Moscovo e o Ocidente, devido ao envenenamento, em Inglaterra, do ex-agente duplo russo Sergueï Skripal, e a sua filha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela