Secções
Entrar

Dois mortos e mais de 5 mil pessoas retiradas de casa devido a incêndios em Espanha

Luana Augusto 13 de agosto de 2025 às 08:35

Dezenas de pessoas ficaram feridas, entre elas estão quatro bombeiros.

As dezenas de incêndios florestais que estão a afetar Espanha já provocaram pelo menos dois mortos, queimaram milhares de hectares e obrigaram mais de 5 mil pessoas a abandonar as suas casas durante a noite de terça-feira, indica a imprensa espanhola.  Só na cidade de León, foram retiradas 5.500 pessoas, refere o jornal El Mundo.
Incêndios em Espanha: 2 mortos e milhares de pessoas retiradas de casa PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
Foi também nesta localidade que uma pessoa morreu, na noite de terça-feira, ao tentar apagar o fogo que já chega a Zamora, segundo fontes do governo citadas pelo El País. O mesmo cenário ocorreu em Madrid, onde uma pessoa morreu após ter sofrido . "Lamento profundamente a morte de um voluntário enquanto realizava trabalhos de combate aos incêndios em León. Todo o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, amigos e colegas", lamentou o presidente do governo, Pedro Sánchez, através da rede social X.
Além dos mortos, também pelo menos quatro bombeiros ficaram feridos no incêndio de Ourense - onde já arderam mais de 3.500 hectares desde sexta-feira passada. No total, dezenas de pessoas ficaram feridas, aponta o El Mundo. Existem pelo menos seis cidades espanholas onde, na terça-feira, os incêndios estavam fora de controlo, de acordo com o El País. São elas: Galiza, Castela e Leão, Castela-Mancha, Estremadura, Andaluzia e Madrid. Apesar de os fogos em Tres Cantos (Madrid), Tarifa (Cádis) e Navalmoralejo (Toledo) serem os que carecem de maior preocupação, as autoridades estão também focadas nos incêndios de Castela e Leão - onde o fogo já causou estragos no espaço natural de Las Médulas, classificada Património Mundial da Unesco. No combate às chamas, o vento tem sido o pior inimigo. "A noite será complicada em muitas zonas de Espanha", alertou na noite de terça-feira Pedro Sánchez, através da sua rede social X. O cenário já levou o Ministério do Interior a decretar a fase de pré-emergência. Além dos bombeiros, mais de 5 mil polícias e guardas civis estão a participar no combate às chamas, a ajudar no realojamento da população e na investigaçaõ da causa dos incêndios, avança o El País.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela