Secções
Entrar

Detido suspeito de matar ex-presidente do parlamento ucraniano

Luana Augusto 01 de setembro de 2025 às 08:10

Identidade do suspeito permanece desconhecida. Sabe-se apenas que no momento do ataque estaria disfarçado de estafeta.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou no domingo (31) a detenção do suspeito do , Andriy Parubiy, que ocorreu no sábado. 
Zelensky anuncia detenção de suspeito no assassinato de Andriy Parubiy, ex-presidente do parlamento ucraniano AP Photo/Efrem Lukatsky
Nas redes sociais, o líder ucraniano escreveu: "O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, e o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, Vasyl Maliuk, acabam de relatar a detenção de um suspeito pelo assassinato de Andriy Parubiy."
Segundo Zelensky, "as medidas investigativas necessárias estão em andamento", e já foram dadas "instruções para que as informações disponíveis sejam divulgadas ao público". "Conversei com o procurador-geral Ruslan Kravchenko. Ele informou-me sobre os próximos passos processuais em relação ao suspeito do assassinato de Andriy Parubiy. O suspeito prestou um depoimento inicial", escreveu numa outra publicação.
Para já ainda é desconhecida a identidade do suspeito e a motivação por detrás do assassinato. Sabe-se apenas, de acordo com o jornal Kyiv Independent, que o suspeito estaria disfarçado de estafeta no momento em que levou a cabo o ataque. O presidente ucraniano entretanto também já agredeceu às autoridades, "que estão a trabalhar 24 horas por dia". "Toda a equipa de aplicação da lei e os procuradores estão a trabalhar24 horas por dia. Agradeço a todos os envolvidos neste trabalho. A Polícia Nacional e o Ministério Público, o Serviço de Segurança da Ucrânia– todos estão a agir da forma mais eficiente possível. Obrigado!" Andriy Parubiy serviu como presidente do parlamento ucraniano entre 2016 e 2019 e teve um papel importante na Revolução EuroMaidan, de 2014. Em 2004 chegou até a estar envolvido na chamada "Revolução laranja" de 2004. Morreu agora aos 54 anos, num ataque ao qual a Ucrânia atribuiu a culpa à Rússia.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela