Secções
Entrar

Desflorestamento na Amazónia cai 68% em abril

Márcia Sobral 12 de maio de 2023 às 21:00

Resultado poderá ser a primeira grande vitória de Lula da Silva na proteção do meio ambiente.

Lula da Silva, presidente do Brasil, venceu as eleições do país com a promessa de que iria pôr fim à crescente desflorestação da Amazónia acentuada pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro. E agora, parece que conseguiu.

Amazónia Reuters

De acordo com aReuters, o desmantelamento da floresta brasileira, uma das maiores do mundo, decresceu 68% face ao ano anterior. Os dados do INPE dão conta de que, no mês passado, cerca de 328,71 km² foram destruídos quando a média do mês de abril rondava os 455,75 km².

Ainda assim, os especialistas encontram-se reticentes e dizem ser demasiado cedo para tirar conclusões. Isto porque o pico do desflorestamento se situa nos meses de julho a setembro.

Certo é que a política ambiental voltou a estar na agenda do Brasil. Enquanto Bolsonaro defendia a destruição de terras protegidas e cortava fundos e funcionários às agências ambientais, Lula da Silva já reafirmou a importância do meio ambiente e prometeu terminar com a desflorestação até 2030.

Para o fazer voltou a abrir vagas no Ministério do Ambiente e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e garantiu uma contribuição superior a 100 milhões de dólares para o Fundo Amazónia, valor que contou com a colaboração de vários países como o Reino Unido, Noruega, Alemanha e Estados Unidos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela