Secções
Entrar

Covid-19: Secretário do Tesouro diz que há risco de danos duradouros na economia dos EUA

19 de maio de 2020 às 17:56

Steven Mnuchin defende que reabertura da economia deve ser feita de "uma forma equilibrada e sem perigo", quando o presidente Donald Trump pressiona as empresas para relançar a máquina económica.

A paragem da economia norte-americana devido à pandemia de covid-19 coloca "o risco de danos duradouros", considerou, esta terça-feira, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, numa audição no Senado.

A reabertura da economia deve, no entanto, ser feita de "uma forma equilibrada e sem perigo" face à covid-19, acrescentou, quando o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressiona as empresas para relançar a máquina económica e os peritos advertem para o risco de uma reabertura prematura, que pode levar a uma segunda vaga de propagação da pandemia.

Steven Mnuchin afirmou que o desemprego deve continuar elevado no segundo trimestre. "É por isso que é tão importante começar a pôr as pessoas a trabalhar em segurança", insistiu, garantindo que a administração liderada por Donald Trump tem ouvido os peritos em matéria de saúde.

"Estamos otimistas quanto aos progressos alcançados para vacinas, terapias antivirais e testes", sublinhou.

"Prevemos uma melhoria nas condições económicas durante o terceiro e o quarto trimestre e no próximo ano", indicou.

Steven Mnuchin está a ser ouvido pela Comissão de Assuntos Bancários do Senado, com o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, sobre os primeiros resultados do gigantesco plano de relançamento da economia norte-americana que foi aprovado e sobre medidas futuras.

Powell, por sua vez, insistiu na necessidade de se fazer "tudo o que for possível" para aliviar o impacto económico desta crise, quando decorrem negociações para um pacote de estímulos adicionais.

"Convém lembrar que as medidas tomadas para conter o vírus representam um investimento na nossa saúde individual e coletiva. Como sociedade, devemos fazer tudo o que for possível para aliviar aqueles que sofrem e pelo bem público", disse o presidente do banco central.

No plano monetário, assegurou que a Fed "tem o compromisso de usar todas as ferramentas disponíveis nestes tempos de desafio", depois de o banco central já ter cortado as taxas de juro, que estão próximas de 0%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela