Secções
Entrar

Covid-19: Peru torna-se no país com maior mortalidade do mundo

27 de agosto de 2020 às 08:30

No país sul-americano o surto está longe de ser controlado, com centenas de mortes diárias naquele que é já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, acumulando mais de 607 mil infetados.

O Peru tornou-se na quarta-feira o país com a maior mortalidade do mundo por covid-19, depois da Bélgica ter corrigido o número de mortes ao subtrair 121 óbitos ao balanço pandémico.

No país sul-americano o surto está longe de ser controlado e centenas de mortes diariamente naquele que é já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, acumulando mais de 607 mil infetados.

As 28 mil mortes devido à covid-19 registadas no Peru traduzem-se numa mortalidade de 85,8 mortes por 100 mil habitantes, um dado que resulta da divisão do número de mortes pela população nacional de 32,6 milhões de habitantes, segundo o dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI).

No Peru, ainda existem milhares de mortes suspeitas por coronavírus que não foram incluídas nos relatórios do Governo.

No total, são mais de 65 mil mortes a mais registadas desde o início da pandemia em relação aos anos anteriores, pois, desde março, as mortes em todo o país aumentaram 120% em relação aos dois anos anteriores.

As mortes suspeitas no Peru somam 10.443, de acordo com o último relatório publicado a 18 de agosto pelo Centro Nacional de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Doenças do Ministério da Saúde.

Sem contar os casos suspeitos e apenas com óbitos confirmados após resultado positivo nos testes de despistagem, o Peru é o nono país do mundo em número de mortes.

Embora os Estados Unidos sejam o país com maior número de óbitos, registando quase 180 mil, a taxa de mortalidade é inferior à do Peru, com 350 milhões de habitantes, o que se traduz em cerca de 54 mortos por 100 mil habitantes.

A mesma situação ocorre no Brasil, segundo lugar na lista em número de mortes, somando 116 mil, mas numa uma população de 210,1 milhões de pessoas, o que se traduz em 55 mortes por 100 mil habitantes.

A letalidade do coronavírus no Peru até agora é de 4,8%, o que significa que quatro em cada 100 pessoas infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 morrem, longe da taxa do México, que é de 10,8%.

No entanto, a taxa de mortalidade no México é quase metade da do Peru, com 49 mortes por 100 mil habitantes.

Depois do Peru e da Bélgica, os próximos países com maiores taxas de mortalidade são o Reino Unido e a Espanha, com 62 e 61 mortes por 100 mil habitantes, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela