Secções
Entrar

Covid-19: Itália regista mais de 37 mil casos e 700 mortes

20 de novembro de 2020 às 17:52

Segundo os dados oficiais, estão hospitalizados 33.957 infetados, 3.748 deles internados em unidades de cuidados intensivos.

A Itália registou nas últimas 24 horas mais 37.242 novos casos de covid-19, contabilizando também mais 699 mortes, números em linha com os registados nos últimos dias e que indiciam que a curva da pandemia estará a achatar-se.

Segundo os dados do Ministério da Saúde italiano, desde o início da pandemia, em fevereiro, Itália contabilizou oficialmente 1.345.767 casos de infeção e 48.569 óbitos.

"Nos últimos dias, o número de casos começou a manter-se e isto indica uma desaceleração da incidência", referiu o presidente do Instituto Superior de Saúde italiano, Silvio Brusaferro, numa conferência de imprensa, advertindo, porém, que a pandemia "está a afetar todo o país", razão pela qual todos devem manter-se "atentos".

Brusaferro salientou que a taxa de incidência acumulada dos últimos 14 dias é de 732 casos por 100.000 habitantes, pelo que a pandemia "continua a manter-se em níveis críticos".

Segundo os dados oficiais, estão hospitalizados 33.957 infetados, 3.748 deles internados em unidades de cuidados intensivos.

Vários especialistas que estão a assessorar o Governo italiano assinalaram que, apesar de ter descido o índice Rt de transmissão em comparação com a semana anterior, "não se pode cantar vitória", uma vez que ainda está acima do valor 1, o que significa que os casos continuam a aumentar, mas mais lentamente.

Por seu lado, o presidente do Conselho Superior de Saúde italiano, Franco Locatelli, indicou que as medidas diferenciadas aprovadas pelas várias regiões do país, "estão a ter eficácia", reforçando a ideia de que se deve ter ainda mais cuidados.

"Afirmo muito claramente que estes indicadores de melhoria e de desaceleração da curva devem constituir um convite para sermos ainda mais rigorosos. Tem de se baixar o Rt para níveis inferiores a 1. Evitemos repetir os erros do passado", avisou, aludindo à reabertura da sociedade após o fim do confinamento na primavera.

Os índices de ocupação das unidades de cuidados intensivos, salientou, por sua vez, Gianni Rezza, diretor-geral da Prevenção Sanitária do Ministério da Saúde italiano, "não são positivos", pelo que a atual situação não será viável por muito mais tempo.

Segundo o relatório de acompanhamento semanal do Instituto Superior de Saúde italiano e do Ministério da Saúde local, a taxa de Rt da transmissão da covid-19 baixou de 1,4 para 1,18 entre os casos sintomáticos.

A maioria das regiões italianas tem agora uma taxa média entre 1 e 1,25, tendo mesmo passado para valores inferiores a 1 nalgumas regiões, como na de Lácio, cuja capital é Roma.

O relatório adianta ainda que, a 17 deste mês, 18 regiões tinham ultrapassado o limite crítico de admissões hospitalares e de camas em unidades de cuidados intensivos.

A Lombardia, com quase 10.000 novos casos, continua a ser a região mais afetada, seguida pelas de Campânia, Piemonte e Véneto.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.360.914 mortos resultantes de mais de 56,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela