Covid-19. Dinamarca também suspende vacina da AstraZeneca
Ministro da saúde dinamarquês afirma que a decisão acontece "por precaução", depois da morte de uma enfermeira na Áustria após ser vacinada com o mesmo lote da vacina da AstraZeneca, distribuída por 17 países da UE. Portugal não estava incluído.
A Dinamarca tornou-se esta quinta-feira no sexto país da União Europeia a suspender a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, após casos de coagulação sanguínea na Áustria terem resultado na morte de uma enfermeira de 49 anos vacinada e noutra enfermeira, de 35 anos, igualmente vacinada com o mesmo lote da vacina da farmacêutica anglo-sueca.
Nas redes sociais, o ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke, confirmou a suspensão. "As autoridades de saúde, por precaução, suspenderam a vacinação com a vacina da AstraZeneca após um sinal de um possível efeito colateral sério na forma de coágulos sanguíneos fatais. Atualmente não é possível concluir que haja uma relação. Agimos cedo, mas é necessário realizar uma investigação minuciosa", escreveu.
A vacina será assim suspensa durante 14 dias, apontaram autoridades de saúde, não avançando detalhes sobre pacientes dinamarqueses que tenham experienciado coágulos no sangue após serem vacinados.