Covid-19. Canadá suspende vacina da AstraZeneca para adultos com menos de 55 anos
País ainda não registou qualquer caso de coágulos no sangue após mais de 300 mil doses administradas, mas decidiu interromper vacinação devido à "incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina".
O Canadá decidiu suspender esta segunda-feira a administração de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, após novas análises aos riscos e benefícios com base na idade e género.
A decisão surge após a grande maioria dos países europeus ter interrompido a vacinação com doses da farmacêutica anglo-sueca, após vários casos de coagulação do sangue. Portugal foi um deles, tendo levantado a suspensão sobre a vacina na passada semana, após a Agência Europeia do Medicamento ter indicado que a mesma era "segura e eficaz" a 18 de março.
Até ao momento, com mais de 300 mil doses administradas no Canadá, nenhum caso de coágulo no sangue foi registado.
"Por aquilo que é conhecido, há uma incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a adultos com menos de 55 anos, tendo em conta os riscos potenciais", indicou o Comité Consultivo Nacional de Imunização do país, numa recomendação escrita.
Até ao momento, a maioria dos casos de coágulos sanguíneos após a toma de vacina foram em mulheres com menos de 55 anos, com a taxa de letalidade a poder chegar aos 40%.
Edições do Dia
Boas leituras!