Secções
Entrar

Covid-19. Canadá suspende vacina da AstraZeneca para adultos com menos de 55 anos

Diogo Camilo 30 de março de 2021 às 09:07

País ainda não registou qualquer caso de coágulos no sangue após mais de 300 mil doses administradas, mas decidiu interromper vacinação devido à "incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina".

O Canadá decidiu suspender esta segunda-feira a administração de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas com menos de 55 anos, após novas análises aos riscos e benefícios com base na idade e género.

AstraZeneca Reuters

A decisão surge após a grande maioria dos países europeus ter interrompido a vacinação com doses da farmacêutica anglo-sueca, após vários casos de coagulação do sangue. Portugal foi um deles, tendo levantado a suspensão sobre a vacina na passada semana, após a Agência Europeia do Medicamento ter indicado que a mesma era "segura e eficaz" a 18 de março.

Até ao momento, com mais de 300 mil doses administradas no Canadá, nenhum caso de coágulo no sangue foi registado.

"Por aquilo que é conhecido, há uma incerteza substancial acerca dos benefícios de administrar a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a adultos com menos de 55 anos, tendo em conta os riscos potenciais", indicou o Comité Consultivo Nacional de Imunização do país, numa recomendação escrita.

Até ao momento, a maioria dos casos de coágulos sanguíneos após a toma de vacina foram em mulheres com menos de 55 anos, com a taxa de letalidade a poder chegar aos 40%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela