Secções
Entrar

Covid-19: Brasil com 807 mortes e 11.687 infetados nas últimas 24 horas

26 de maio de 2020 às 07:17

Está ainda a ser investigada a eventual relação de 3.742 óbitos com o novo coronavírus.

O Brasil registou 807 mortos e 11.687 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, estando ainda a ser investigada a eventual relação de 3.742 óbitos com a covid-19, informou o executivo na segunda-feira.

No total, o Brasil contabilizou 23.473 óbitos e 374.898 pessoas diagnosticadas com covid-19 desde o início da pandemia no país, registado oficialmente no final de fevereiro.

O Ministério da Saúde informou ainda que 153.833 pacientes infetados já recuperaram e 197.592 continuam sob acompanhamento.

São Paulo, epicentro da pandemia no país sul-americano, concentra 6.220 vítimas mortais e 83.625 casos de infeção, sendo seguido pelo Rio de Janeiro, que contabiliza agora 4.105 mortos e 39.298 pessoas diagnosticadas.

Todas as 27 unidades federativas do Brasil já ultrapassaram os mil casos da doença, sendo que Mato Grosso do Sul é o estado menos afetado, com 17 mortos e 1.023 casos de infeção.

O Brasil continua a ser o segundo país do mundo com o maior número total de casos de covid-19, apenas atrás dos Estados Unidos da América (mais de 1,7 milhões de casos de infeção), segundo o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

O Ministério da Saúde brasileiro indicou na segunda-feira que a tutela mantém a orientação para o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, ainda que a Organização Mundial da Saúde tenha suspendido testes com o uso do fármaco no tratamento da doença, após a constatação do aumento dos riscos para a saúde dos pacientes.

"Estamos muito tranquilos e serenos quanto à orientação que dá autonomia para os médicos oferecerem esse tratamento a pacientes que assim desejarem", disse a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Na semana passada, o Ministério da Saúde brasileiro divulgou um protocolo que autoriza a administração de cloroquina até para o tratamento de casos ligeiros de covid-19 no sistema público de saúde.

Até agora, o protocolo apenas previa o uso de cloroquina - um medicamento usado para tratar doenças como artrite, lúpus e malária e cujos efeitos em pacientes vítimas da covid-19 estão ainda a ser estudados em diversos países, incluindo no Brasil, - em casos graves de infeção pelo novo coravírus.

Ainda na segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria, disse que, de momento, não pretende decretar o confinamento obrigatório, conhecido como 'lockdown', no seu estado.

"Neste momento não há perspetiva de 'lockdown' imediato em São Paulo, mas o protocolo existe, ou seja, neste exato momento nós não vamos decretar 'lockdown' nem na capital de São Paulo, nem em nenhuma outra cidade do estado. Nós temos 645 municípios aqui e o acompanhamento é feito diariamente", declarou Doria, em entrevista à rede Globo.

O governador daquele que é o estado mais afetado do país afirmou ainda que a partir do início de junho deverá adotar uma "quarentena inteligente", na qual as medidas de isolamento social irão variar conforme a especificidade de cada município.

Hoje, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello e o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, inauguram hoje a ala indígena do Hospital Nilton Lins, em Manaus, capital do Amazonas.

Esta é primeira ala dedicada ao atendimento de pacientes indígenas com covid-19, naquele que é o quarto estado brasileiro com maior número de casos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 344 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela