Secções
Entrar

Coronavírus: Cerca de 30% dos infetados em países europeus foram hospitalizados

25 de março de 2020 às 21:30

Mais de 200 mil pessoas foram infetadas até hoje pela doença provocada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2) na Europa. O número de mortes é acima de 10 mil.

Cerca de 30% das pessoas contagiadas até hoje pelo novo coronavírus nos países da União Europeia (UE), Islândia, Liechtenstein e Noruega foram hospitalizadas, das quais 4% apresentavam sinais de doença grave, foi anunciado.

De acordo com um relatório divulgado hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa), mais de 200 mil pessoas foram infetadas até hoje pela doença provocada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2) na Europa. O número de mortes é acima de 10 mil.

Este total inclui os 27 estados-membros da UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega -- que integram o Espaço Económico Europeu (EEE) -, além do Reino Unido.

O documento publicado sublinha que, de acordo com as informações disponíveis, "30% dos casos diagnosticados" da covid-19 nos países da UE/EEE "foram hospitalizados" - excluindo os casos registados no Reino Unido.

O estudo acrescenta que, entre os países da UE/EEE, 4% dos casos confirmados de contágio pela doença covid-19 apresentavam sinais de "doença grave".

Segundo o relatório do ECDC, o número de casos da covid-19 em toda a Europa "está a aumentar rapidamente" e a seguir "uma trajetória semelhante à que foi observada em Hubei [a província chinesa onde foi descoberto o SARS-CoV-2]", entre o final de janeiro e o início de fevereiro, e em Itália, entre o final de fevereiro e o início de março.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças dá também conta de que o risco de doença grave associada à covid-19 na Europa é "atualmente considerado moderado" para a generalidade da população e "muito alto" para pessoas mais velhas ou com doenças crónicas.

O risco de disseminação comunitária a nível nacional em todos estes países, durante as próximas semanas, também é considerado moderado, se houver medidas de mitigação da propagação da pandemia eficazes.

Contudo, a proliferação do novo coronavírus poderá ser "muito alta" se foram implementadas "medidas de mitigação insuficientes".

Já, risco de a capacidade dos sistemas de saúde dos países europeus ser excedida é considerado alto.

Em relação a Portugal, o relatório refere que o atual rácio é de cerca de 22 pessoas infetadas por cada 100.000 habitantes.

O estudo, no entanto, apenas dá conta de 2.632 casos confirmados no país, em oposição aos 2.995 confirmados hoje pela Direção-Geral da Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com cerca de 240.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados até hoje.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 3.434, entre 47.610 casos de infeção.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela