Secções
Entrar

Coreia do Norte. Satélite espião fotografou Casa Branca e Pentágono

Luana Augusto 28 de novembro de 2023 às 16:36

Malligyong-1 terá enviado imagens “detalhadas” de porta-aviões nucleares dos EUA. Embaixador norte-coreano justificou o lançamento como um ato “legítimo” de autodefesa.

A Coreia do Norte revelou esta terça-feira, 28, que o seu satélite espião enviou imagens "detalhadas" da Casa Branca, do Pentágono, de uma base naval dos Estados Unidos, onde se encontram porta-aviões nucleares e ainda de um campo de aviação na Vírginia. No Conselho de Segurança da ONU, que ocorreu na segunda-feira, 27, o embaixador norte-coreano justificou o lançamento como um ato "legítimo" de autodefesa, face às ameaças norte-americanas.

KCNA via REUTERS

A Coreia do Norte também terá captado imagens de instalações militares da Coreia do Sul. De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, além de o líder norte-coreano ter assistido ao lançamento do satélite e de ter organizado um banquete para os cientistas e funcionários do programa espacial, ainda visualizou as imagens captadas pelo Malligyong-1 às 3h35 de segunda-feira (14h35 de Lisboa).

Até ao momento a Coreia do Norte ainda não divulgou quaisquer imagens captadas pelo satélite, levantando suspeitas sobre a sua existência. Militares da Coreia do Sul dizem acreditar que o Malligyong-1 entrou de facto em órbita, mas que têm dúvidas quanto à sua capacidade de captar e enviar imagens do espaço. Alguns especialistas acrescentam ainda que é muito cedo para determinar se o objeto está a funcionar corretamente, uma vez que já se passou uma semana desde o seu lançamento.

Há quem acredite que o Malligyong-1 terá sido construído a partir da tecnologia russa. O seu lançamento gerou esta segunda-feira, 27, uma onda de protestos no Conselho de Segurança da ONU. "Este comportamento ilegal e imprudente ameaça todos os vizinhos da Coreia do Norte e todos os Estados-membros", disse a embaixadora de Washington, Linda Thomas-Greenfield.

Em setembro,Kim Jong-un encontrou-se com Vladimir Putinpara debater aquilo a que consideravam ser "questões sensíveis". Ainda que o líder norte-coreano negue um acordo de armas, os Estados Unidos afirmaram que a Coreia do Norte forneceu mais de mil contentores de equipamento militar e munições ao Kremlin.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela