Secções
Entrar

Coreia do Norte acusa EUA de apreensão ilegal de navio e exige devolução do cargueiro

14 de maio de 2019 às 07:18

Norte-coreanos consideram o incidente de quinta-feira um "ato ilegal de roubo". EUA haviam acusado a Coreia do Norte de violar sanções internacionais ao exportar carvão e importar máquinas através do navio "Wise Honest".

A Coreia do Norte classificou esta terça-feira como um "ato ilegal de roubo" a apreensão de um de seus cargueiros pelas autoridades norte-americanas por alegada violação de sanções internacionais e exigiu aos EUA a sua devolução.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte disse que a apreensão é contrária ao espírito de uma declaração conjunta assinada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, na primeira cimeira que teve lugar em junho de 2018 em Singapura.

"Os Estados Unidos cometeram um ato ilegal de roubo ao confiscarem o nosso cargueiro em nome das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre sanções", disse um porta-voz do ministério num comunicado divulgado pela agência de notícias oficial, a KCNA.

"Os Estados Unidos devem estar cientes das consequências de suas ações, dignas de 'gangsters' (...) e devolver o nosso navio sem demora", pode ler-se na mesma nota.

Os EUA anunciaram na quinta-feira a apreensão de "Wise Honest", acusado de violar sanções internacionais ao exportar carvão e importar máquinas.

O navio foi imobilizado no ano passado na Indonésia e o seu capitão foi processado pelas autoridades indonésias. Em julho, as autoridades dos EUA iniciaram a apreensão do navio.

A apreensão sem precedentes de um navio de 17 mil toneladas - um dos maiores cargueiros da Coreia do Norte, segundo os EUA - ocorreu num momento de deterioração das relações entre Washington e Pyongyang, após o fiasco da segunda cimeira que se realizou em fevereiro que juntou Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, no Vietname.

A Coreia do Norte está sujeita a múltiplas sanções votadas pelo Conselho de Segurança da ONU para forçar o país a desistir do seu programa nuclear.

É precisamente por causa da questão do levantamento das sanções que a cimeira de Hanói falhou. Kim pediu o levantamento das principais sanções em troca de um início de desnuclearização considerado demasiado tímido por Washington.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela