Secções
Entrar

Convenção dos democratas termina com Kamala à frente de Trump nas sondagens

Débora Calheiros Lourenço 23 de agosto de 2024 às 07:25

Ainda assim Trump lidera em quatro dos sete Estados considerados decisivos.

As eleições norte-americanas estão cada vez mais próximas e os momentos-chave da corrida à casa Branca vão espoletando mais interesse junto dos eleitores. Depois das primárias, no início do ano, seguiu-se a convenção republicana e a abrupta desistência de Joe Biden à recandidatura. Esta semana terminaram as formalidades da campanha com a convenção democrata, onde Kamala Harris aceitou a nomeação para ser a candidata presidencial. 

As sondagens mais recentes dão a Kamala Harris uma pequena vantagem sobre Donald Trump mas ainda nada está decidido. Segundo o inquérito do ActiVote, feito entre os dias 1 e 21 de agosto, Harris tem 58% dos votos enquanto Trump tem 42%.  

A sondagem da YouGov  para o The Economist, feita entre os dias 17 e 20 de agosto, dá uma vantagem menos expressiva à democrata, com uma vitória com 46% dos votos contra 43%. Já as sondagens do 270toWin, atualizadas pela última vez no dia 21 de agosto dão a vitória a Kamala Harris, mas apenas por dois pontos percentuais. Neste dia, a nível nacional, 47% dos americanos pretendiam votar nos democratas e 45% nos republicanos. 

A realidade é que, tal como em outras eleições, existem alguns estados que podem ditar a vitória de qualquer um dos candidatos. Segundo o USNews e o Washington Examiner serão o Wisconsin, Michigan, Geórgia, Arizona, Nevada, Carolina do Norte e Pensilvânia, uma vez que são estados que tendem a oscilar entre os dois partidos. Em causa estão 93 lugares no Colégio Eleitoral. 

Segundo as sondagens do 270toWin atualmente Kamala Harris apenas vence em três destes estados e apenas num deles, Wisconsin, parece estar mais solidificada esta vitória, são quatro os pontos percentuais que a afastam de Donald Trump. O Partido Democrata vence ainda no Arizona, com mais 1,4%, no Michigan, por 1,8%, e na Pensilvânia por 1,3%.

Assim sendo Donald Trump encontra-se à frente nos restantes quatro estados decisivos, mas as margens de vitória mantêm-se muito pequenas. É na Carolina do Norte que os republicanos conseguem a vitória mais expressiva, mas neste caso é apenas por 1,4%, nos restantes (Geórgia, Carolina do Norte e Nevada) a vantagem não ultrapassa um ponto percentual (0,8%, 1% e 0,4%, respetivamente).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela