Secções
Entrar

"Continuaremos em força até ao regresso dos nossos reféns", avisa Netanyahu

Luana Augusto 17 de outubro de 2024 às 19:31

Primeiro-ministro de Israel discursou após ter sido tornada pública a morte do líder supremo do Hamas, Yahya Sinwar.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse esta quinta-feira que a morte do líder supremo do Hamas, Yahya Sinwar, oferece a possibilidade de paz no Médio Oriente. Contudo, alertou que a guerra na Faixa de Gaza ainda não terminou e que as Forças de Defesa de Israel (IDF) permanecerão no terreno até que os reféns regressem às suas casas.

REUTERS/Eduardo Munoz/File Photo

"O mal levou um golpe, mas a nossa tarefa não está completa. Continuaremos em força até ao regresso dos nossos reféns", disse Netanyahu num discurso ao confirmar novamente a morte do líder que já havia sido anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros israelita.

Esta quinta-feira, Netanyahu avisou também que "o Hamas não governará Gaza"  e que esta é "uma oportunidade para o povo se libertar da sua tirania". Assinalou ainda que a região tem a oportunidade de parar o "eixo do mal" (expressão usada para referir uma aliança entre o Irão, Hezbollah e Hamas, entre outros grupos) e trazer a paz e prosperidade ao Médio Oriente.

"A guerra do pecado arruinou as vossas vidas", considerou ao acrescentar que apesar disso, "a luz prevalece sobre as escuridões".

Yahya Sinwar morreu esta quinta-feira na sequência de um ataque israelita na Faixa de Gaza. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto