Secções
Entrar

Conservadores com maioria absoluta nas legislativas da Polónia

14 de outubro de 2019 às 10:00

O partido conservador eurocético de Jaroslaw Kaczynski obteve a maioria absoluta para um novo mandato de quatro anos nas eleições polacas deste domingo.

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 44,6% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 91% das circunscrições.

O partido conservador eurocético Lei e Justiça (PiS) de Jaroslaw Kaczynski obteve a maioria absoluta para um novo mandato de quatro anos em que pode dar continuidade ao programa de reformas consideradas "controversas".

A formação política Coligação Cívica (KO), centrista, - liderada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk - não ultrapassa os 26,7% dos votos das eleições legislativas que decorreram no domingo na Polónia.

A aliança à esquerda, denominada A Esquerda, ficou com 12,3%, enquanto a coligação entre o PSL e o partido anti-sistema Kukiz ficou-se pelos 8,6%. Os resultados parciais garantiram ainda 6,8% para o partido de extrema-direita Confederação.

Este resultado melhora os resultados de há quatro anos e permite ao partido conservador governar com maioria absoluta, saindo reforçado do ato eleitoral para continuar as suas reformas polémicas nos setores da justiça, direitos humanos, media, banca e energia.

"Embora uma frente poderosa tenha sido erguida contra nós, conseguimos vencer", disse Kaczynski, em declarações na sede do partido, após a divulgação das projeções.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela