Secções
Entrar

Conselho Mundial da Água quer saneamento a chegar a 5,5 mil milhões

23 de março de 2018 às 20:44

O Conselho Mundial da Água recomenda a promoção de iniciativas que atraiam novos investidores para o sector do saneamento.


O Conselho Mundial da Água considera que o saneamento básico não chegará a 5,5 mil milhões de pessoas nos próximos 12 anos se governos, municípios e reguladores não adoptarem medidas.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Tyrell Cooper-Nelson / EyeEm
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"As receitas marginais [com o saneamento básico] não serão suficientes para providenciar serviços de saneamento para 5,5 mil milhões de pessoas nos próximos 12 anos", vaticina a organização internacional no relatório "Aumentar os fluxos financeiros no saneamento urbano: o que governantes e autoridades locais podem fazer", hoje divulgado.

O relatório, datado de Março, elegeu oito cidades como casos de estudo: Marraquexe (Marrocos), Dacar (Senegal), Bogotá (Colômbia), Blumenau (Brasil), Nairobi (Quénia), Baguio (Filipinas), Jodhpur (Índia) e eThekwini (África do Sul).

O Conselho Mundial da Água, do qual é membro a empresa Águas de Portugal, entende que "o aumento do progresso não se compadece com a continuação da rápida urbanização" e apela a governos, autoridades locais e reguladores para "adoptarem novas políticas".

Entre essas políticas, a organização fundadora do Fórum Mundial da Água, cuja oitava edição terminou hoje em Brasília, no Brasil, recomenda a promoção de iniciativas que atraiam novos investidores para o sector do saneamento, a criação de estruturas independentes que definam as tarifas e a revisão regular do tarifário.

Para o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, citado em comunicado, "o saneamento urbano é dispendioso e requer financiamento consistente e substancial".

Benedito Braga estima que o custo com os serviços de saneamento nas cidades ascenda a 45 mil milhões de dólares (36 mil milhões de euros) por ano até 2030, "um valor cinco vezes superior ao investido actualmente".

Criado em 1996, o Conselho Mundial da Água agrega mais de 300 membros de mais de 50 países. A sua sede é em Marselha, França.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela