Secções
Entrar

Confronto entre Israel-Hamas já provocou a deslocação de 20 mil libaneses

Luana Augusto com Leonor Riso 24 de outubro de 2023 às 13:08

Maioria dos deslocados vivia no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel. Muitos dormem agora em escolas.

Quase 20 mil pessoas abandonaram o sul do Líbano desde o início de outubro, devido ao aumento da violência entre a fronteira libanesa-israelita. A informação foi avançada esta segunda-feira pela Organização Internacional para as Migrações, uma agência da ONU.

REUTERS/Zohra Bensemra

Ao todo 19.646 pessoas saíram para o norte do Líbano. Muitos dos que fugiram optaram pela cidade costeira de Tiro, localizada a 18 quilómetros da fronteira com Israel.

Segundo a agência da ONU, o movimento verificou-se um dia depois doataque do Hamasa Israel. Coloca agora alguma pressão sobre as famílias que acolhem os deslocados e sobre o país que enfrenta uma crise económica. "Esta guerra está a acontecer a meio de uma crise económica muito grande", disse à agência de notícias Reuters a deputada de Tiro, Inaya Ezzenddine.

Segundo a também médica libanesa, existem neste momento cerca de 6 mil pessoas à procura de refúgio em Tiro. Na cidade costeira, três escolas acolhem agora algumas delas. "Não podemos abrir todas as escolas porque ainda estão em funcionamento. Cada uma que abrimos, estamos a privar os alunos de as utilizarem", acrescentou.

A professora Yolla Ali al Swaid foi uma que fugiu para a cidade de Tiro e que ficou alojada numa escola, depois de ter ficado ferida num bombardeamento que atingiu a sua casa em Dhaira. A sua aldeia está localizada na fronteira com Israel, e é um dos locais que conta regularmente com troca de tiros.

"Os quatro andares da escola estão todos lotados. Somos 11 pessoas na sala", contou à Reuters, ao acrescentar que a aglomeração de libaneses estava a encorajar algumas pessoas a regressarem a casa. "Há pessoas que estão a pensar em pendurar lençóis brancos nas suas casas para quando voltarem para lá", acrescentou a professora que fugiu da sua casa ainda em 2006, durante a guerra.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela