Secções
Entrar

Começa a corrida para a sucessão de Theresa May

10 de junho de 2019 às 13:04

Antigo chefe da diplomacia Boris Johnson surge como favorito para substituir May na liderança do Partido Conservador e consequentemente na chefia do governo.

Os candidatos à substituição de Theresa May na chefia do governo britânico são conhecidos esta segunda-feira, num processo que passou a ter regras mais rigorosas e em que o antigo chefe da diplomacia Boris Johnson surge como favorito.

O prazo de apresentação das candidaturas termina às 17h00 (mesma hora em Lisboa) e até agora 13 já formalizaram a entrada na corrida e as novas regras determinam que cada candidato, que terá necessariamente de ser deputado, precisa do apoio expresso de oito colegas, em vez de apenas dois, para ser elegível.

A substituição de May na liderança do partido Conservador, e consequentemente na chefia do governo, foi iniciado após a demissão de Theresa May na passada sexta-feira, dia 07

As novas alterações foram introduzidas devido ao elevado número de concorrentes declarados, 13 até à desistência no dia 04 de James Cleverley e Kit Malthouse devido à baixa probabilidade de sucesso.

Determinam também que os aspirantes precisam de um mínimo de votos para passar à fase seguinte, senão são imediatamente eliminados.

A primeira votação dos candidatos já declarados realiza-se na próxima quinta-feira e os eleitores são os 313 membros do grupo parlamentar Conservador.

Uma série de votações, feitas de forma secreta, nos dias 18, 19 e 20 de junho, pretendem eliminar progressivamente os candidatos, que deverão participar em debates televisivos.

As novas regras impõem que os candidatos tenham o voto de pelo menos 5% do grupo, equivalente a 17 deputados para passar à segunda volta, e de 10%, ou 33 votos, para se qualificarem para a terceira volta.

Caso todos atinjam este mínimo, aquele com menos votos será eliminado e assim sucessivamente, até restarem apenas dois nomes.

Os dois finalistas serão sujeitos a um escrutínio mais alargado, aberto a todos os cerca de 160 mil filiados no partido, incluindo encontros em diferentes partes do país com militantes para responderem a perguntas.

Segundo o partido Conservador, o vencedor será anunciado na quarta semana de julho.

Theresa May formalizou sexta-feira a demissão, anunciada em maio, de líder do partido Conservador, mas mantém-se em funções até ser encontrado um sucessor.

Nessa altura, Theresa May apresenta a demissão à rainha, que nomeia com primeiro-ministro o novo líder do partido atualmente no governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela