Secções
Entrar

Colegas tinham denunciado bombista de Manchester

24 de maio de 2017 às 20:43

Colegas terão telefonado para uma linha anti-terrorismo para denunciar as opiniões extremistas e violentas do autor do atentado de Manchester

Um trabalhador comunitário muçulmano de Manchester contou à BBC que membros da comunidade telefonaram há anos para a linha anti-terrorismo da polícia britânica para denunciar as opiniões extremistas e violentas do autor do atentado na Manchester Arena.

1 de 8
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O trabalhador comunitário, que pediu para não ser identificado, disse que duas pessoas que conheciam Salman Abedi da escola fizeram chamadas distintas para a polícia.

Essas pessoas ficaram preocupadas porque "ele estava a apoiar o terrorismo" e tinha manifestado a opinião de que "ser um bombista suicida era OK", relatou.

"A propaganda é toda que os muçulmanos não vêm a público [denunciar o terrorismo], mas isto mostra que vêm e manifestam os seus receios", disse.

O membro da comunidade adiantou que as chamadas terão sido feitas há cerca de cinco anos, quando Abedi saiu da escola que frequentava no sul de Manchester (noroeste de Inglaterra).

A BBC questionou a polícia acerca desta alegação, mas não obteve resposta.

A emissora britânica adianta por outro lado que Abedi esteve recentemente num encontro em Manchester onde, segundo participantes, defendeu o valor de morrer por uma causa e fez declarações extremistas sobre atentados suicidas e o conflito na Líbia.

Na segunda-feira, Salman Abedi, um britânico de origem líbia de 22 anos, accionou uma bomba junto à Manchester Arena, onde estava a terminar um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande.

O atentado, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, fez 22 mortos, além do autor do atentado, e 64 feridos, 20 dos quais permaneciam em estado crítico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela