Secções
Entrar

China condena ex-ministro da Agricultura a pena de morte suspensa por corrupção

Lusa 29 de setembro de 2025 às 07:48

Segundo a sentença, Tang recebeu subornos no valor de 38 milhões de dólares entre 2007 e 2024, em troca de favorecimentos em negócios, concursos públicos e nomeações.

O antigo ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais Tang Renjian (2020-2024) foi esta segunda-feira condenado a pena de morte com suspensão de dois anos por corrupção, informou a agência noticiosa oficial Xinhua.
China condena ex-ministro da Agricultura, Tang, à pena de morte suspensa por corrupção AP Photo/Mark Schiefelbein
Segundo a sentença de um tribunal de Changchun, no nordeste da China, Tang recebeu subornos no valor equivalente a cerca de 38 milhões de dólares (mais de 32 milhões de euros) entre 2007 e 2024, em troca de favorecimentos em negócios, concursos públicos e nomeações. Todos os bens pessoais do ex-ministro serão confiscados e os ganhos ilícitos revertidos a favor do Estado, adiantou a agência. A pena de morte com suspensão, comum em casos de corrupção na China, pode ser comutada em prisão perpétua caso o condenado não volte a transgredir e tenha boa conduta durante o período de suspensão. Xinhua salientou que os crimes de Tang causaram "graves danos aos interesses do Estado e do povo", mas o tribunal concedeu clemência pela colaboração do arguido, que se declarou culpado, mostrou arrependimento e devolveu parte dos subornos. Tang foi alvo de investigação disciplinar em maio de 2024 e expulso do Partido Comunista Chinês (PCC) em novembro do mesmo ano por "graves violações" e suspeitas de corrupção, tendo sido formalmente detido semanas depois. As instâncias disciplinares acusaram-no de "ineficácia na implementação de decisões", "decisões cegas", "corrupção moral" e "ganância desenfreada". O afastamento de Tang elevou para três o número de ministros afastados em menos de dois anos, após as destituições em 2023 do então ministro dos Negócios Estrangeiros, Qin Gang, e do titular da Defesa, Li Shangfu, também acusado de corrupção. Após chegar ao poder em 2012, o Presidente chinês, Xi Jinping, lançou uma vasta campanha anticorrupção, que já levou à queda de dezenas de altos quadros. Embora a campanha tenha exposto esquemas de corrupção de grande escala, críticos sugerem que também serve para eliminar rivais políticos do líder chinês.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela