Secções
Entrar

Chega primeira ajuda humanitária em cinco meses

25 de setembro de 2016 às 20:25

O comboio humanitário conseguiu entregar a ajuda humanitária, composto por alimentos, medicamentos e produtos higiénicos às populações de quatro localidades sírias

Um comboio de ajuda humanitária constituído por 71 camiões conseguiu chegar este domingo às localidades sírias sitiadas de Madaya e Zabadani, nos arredores de Damasco, e a Fua e Kefraya, no norte, pela primeira vez desde Abril.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou à agência noticiosa Efe que o comboio humanitário, organizado por esta organização, pelo Crescente Vermelho e a ONU, conseguiu entregar a ajuda humanitária, composto por alimentos, medicamentos e produtos higiénicos às populações.

Em Madaya, com 40 mil habitantes, e em Zadani, com apenas mil moradores, chegaram 52 camiões com ajuda. Os restantes veículos destinavam-se a Fua e Kefraya, que contam cerca de 20.000 habitantes, as duas localidades.

Madaya e Zabadani, na periferia de Damasco, estão cercadas pelas tropas do regime desde há um ano, enquanto as localidades xiitas de Fua e Kefraya, se encontram cercadas, também desde o ano passado, por fações armadas que controlam quase toda a província de Idlep.

Os levantamentos dos cercos armados das localidades sírias, e a distribuição humanitárias sem quaisquer restrições, nem condições, são exigências fundamentais da oposição síria, assim como da ONU.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela