Centenas de toxicodependentes vietnamitas fugiram de centro de reabilitação
Cerca de 450 vietnamitas escaparam ontem à noite de um centro de reabilitação de toxicodependentes, caracterizado por ONG's como campo de trabalho forçado
Os toxicodependentes em tratamento atacaram os seguranças, treparam os muros e derrubaram o principal portão do centro localizado na província de Ba Ria Vung Tau, no sul do Vietname.
"Conseguimos trazer de volta 150 pacientes, mas prosseguem os esforços de busca por quase 300 outros", disse a directora do departamento do trabalho da província, Le Thi Trang Dai, à agência noticiosa AFP.
O governo comunista do Vietname aplica um programa de tratamento compulsivo que se estima abarcar 140 mil toxicodependentes, embora o tratamento possa ser voluntário.
As autoridades estão a instar as famílias a fazerem regressar ao centro os pacientes de modo a que possam completar o tratamento. "A polícia também está a investigar as razões na origem da fuga, tentando compreender se há um líder por detrás do incidente", acrescentou.
A Human Rights Watch (HRW), com sede nos Estados Unidos, tem denunciado as condições dos centros de reabilitação do Vietname, que classifica como "campos de trabalho forçados", onde os pacientes não recebem tratamento médico adequado e são frequentemente sujeitos a violência física. Um especialista das Nações Unidas também já recomendou o seu encerramento.
Edições do Dia
Boas leituras!