Secções
Entrar

Casamentos infantis não vão ser erradicados neste século, diz UNICEF

Sofia Parissi 05 de maio de 2023 às 22:05

De acordo com as estimativas globais da UNICEF, cerca de 12 milhões de mulheres tornam-se noivas todos os anos, antes de atingirem a maioridade.

O número de casamentos infantis está a diminuir em todo o mundo, mas a um ritmo muito lento. Apesar dos progressos dos últimos anos, um novo relatório da UNICEF(Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas) revela que a prática não vai ser eliminada ainda neste século.

O relatório refere ainda que as crises socioeconómicas, os conflitos armados e até as consequências da pandemia de covid-19 ameaçam reverter o declínio no número de casamentos na infância.

Estima-se que 640 milhões das mulheres vivas hoje se tenham casado antes de atingirem a maioridade e que 12 milhões de meninas se tornem noivas por ano. 

"O mundo está a mergulhar em crises e mais crises que estão a destruir as esperanças e sonhos de crianças vulneráveis, especialmente meninas que deviam ser estudantes, não noivas", disse a diretora executiva da UNICEF, Catherine Russell, em comunicado.

"Crises económicas e de saúde, conflitos armados crescentes e os efeitos devastadores da mudança climática estão a forçar as famílias a procurar uma falsa sensação de refúgio no casamento infantil," acrescenta.

De acordo com o relatório, a percentagem de mulheres jovens que se casaram durante a infância caiu de 21% para 19% desde as últimas estimativas divulgadas, mas, ainda assim, a erradicação não será uma realidade até ao fim deste século. 

A agência das Nacões Unidas dá o exemplo da África Subsariana, que tem a segunda maior percentagem global de noivas infantis (20%) e que pode vir a demorar mais de 200 anos a acabar com prática.

A UNICEF alerta para as consequências negativas provocadas pelo casamento infantil, incluindo o aumento do risco de gravidez precoce, o aumento de problemas de saúde infantil e materna e da mortalidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela