Secções
Entrar

Casa Branca confirma Larry Kudlow como novo conselheiro económico de Trump

14 de março de 2018 às 21:39

Kudlow, ex-banqueiro de Wall Street e habitual comentador televisivo, é um defensor do livre comércio, pelo que pode distanciar-se da agenda proteccionista de Donald Trump

O presidente norte-americano, Donald Trump, escolheu Larry Kudlow como novo conselheiro económico da Casa Branca, em substituição de Gary Cohn, que se demitiu por discordar da aplicação de tarifas aduaneiras ao alumínio e ao aço, confirmou esta quarta-feira a Casa Branca.

1 de 6
Foto: Ron Sachs-Pool/Getty Images
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Foi oferecido a Larry Kudlow, e ele aceitou, o cargo de Conselheiro do Presidente para a Política Económica e Director do Conselho Económico Nacional", indicou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em comunicado. "Trabalharemos para ter uma transição ordeira e anunciaremos a data em que ele assume formalmente o seu cargo", acrescentou Sanders.

Kudlow, ex-banqueiro de Wall Street e habitual comentador televisivo, é um defensor do livro comércio, pelo que pode distanciar-se da agenda proteccionista do chefe de Estado, Donald Trump, embora tenha recentemente assegurado que as tarifas aduaneiras são uma estratégia negocial.

Trump disse na terça-feira que estava a "considerar muito seriamente" a escolha de Kudlow, seu "amigo há muito tempo". "Não estamos de acordo em tudo, mas neste caso creio que isso é bom, porque quero ouvir uma opinião diferente", assegurou Trump à imprensa na Casa Branca. "Estamos de acordo na maior parte das coisas, e agora [ele] mudou de opinião sobre as tarifas e acha que podem ser um método de negociação. Estou a renegociar acordos comerciais, e sem tarifas aduaneiras não nos correria nem metade tão bem", acrescentou.

O presidente norte-americano disse que Kudlow, de 70 anos, "é um homem com muito talento" e que o apoiou "desde logo" na campanha eleitoral de 2016 e que talvez tenha mesmo sido um dos seus "apoios originais" nas primárias republicanas.

Larry Kudlow trabalhou na década de 1980 na Casa Branca durante o primeiro mandato de Ronald Reagan (1981-1985) e foi depois economista-chefe do banco de investimento Bear Stearns, entre 1987 e 1994.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela