Secções
Entrar

Candidato populista vence primeira ronda de eleições presidenciais na Roménia

Lusa 05 de maio de 2025 às 07:16

De acordo com os resultados oficiais, divulgados pela Autoridade Eleitoral Permanente, quando estavam contabilizados 98,16% dos votos, George Simion vencia as eleições, com 40,26% dos votos, representando mais de 3,6 milhões de votos.

A segunda volta das eleições presidenciais na Roménia, marcada para 18 de maio, vai ser disputada entre o candidato populista e eurocético George Simion e o pró-europeu Nicusor Dan, segundo os resultados provisórios da votação deste domingo.

George Simion AP Photo/Vadim Ghirda

De acordo com os resultados oficiais, divulgados pela Autoridade Eleitoral Permanente, quando estavam contabilizados 98,16% dos votos, George Simion vencia as eleições, com 40,26% dos votos, representando mais de 3,6 milhões de votos.

O presidente da câmara de Bucareste, o independente Nicusor Dan, era o segundo mais votado, com 20,72% (1,8 milhão de votos), após ultrapassar Crin Antonescu (20,55%), candidato apoiado pela coligação governamental.

Na eleição deste domingo, uma repetição da votação forçada pela anulação do escrutínio realizado em novembro por suspeita de ingerência russa, a luta pelo segundo lugar e consequente passagem à segunda volta foi renhida, como indicavam as projeções à boca das urnas, divulgadas após o fecho das assembleias de voto, às 21:00 locais (menos duas horas em Lisboa).

O candidato apoiado pela coligação no poder (sociais-democratas, liberais e minoria húngara) manteve-se em segundo lugar até perto do final da contagem, contabilizando mais de 1,8 milhão de votos, mas Nicusor Dan acabaria por superá-lo, uma diferença que deve aumentar ainda mais à medida que termine a contagem dos votos nas grandes cidades.

Em quarto lugar, o antigo primeiro-ministro Victor Ponta tinha 13,50% da votação (1,2 milhão de votos).

Elena Lasconi, que tinha passado à segunda volta na eleição de novembro, com 19% dos votos, alcançava 2,67%, correspondendo a quase 239 mil votos.

O populista Calin Georgescu venceu o escrutínio de 24 de novembro, com 23% dos votos, mas foi impedido de concorrer a estas eleições, sendo acusado pela justiça romena de seis crimes, incluindo atos inconstitucionais e falsas declarações financeiras.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela