A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Bulgária prepara-se para entrar na Zona Euro na sombra de (mais) uma crise política
O país prepara-se para eleger o oitavo Governo desde 2021 e vê-se a braços com campanhas de desinformação russas que têm minado a confiança na moeda única europeia.
Desde o verão que a data está marcada: a 1 de janeiro de 2026, a Bulgária vai juntar-se ao grupo de países que utilizam o euro como moeda única, tornando-se o 21.º país da Zona Euro. Mas agora que a data se aproxima, a confiança dos búlgaros vacila, minada por uma crise política e uma campanha de desinformação russa.
22-07-2013_11_43_42 euro europa moeda bruxelas
O colapso de mais um Executivo foi o saldo dos maiores protestos registados nas últimas décadas - contra o orçamento para 2026, que muitos viram como injusto e motivador de aumentos de impostos, mas também, em termos mais amplos, por uma profunda insatisfação com o sistema e o que entendem ser um problema crónico de corrupção. Este cenário de tensão política está a contagiar o abertura dos búlgaros em relação ao euro. Em junho, quando a adesão à Zona Euro foi aprovada pela Comissão Europeia, deputados do partido de extrema-direita pró-russo Renascimento reagiram de forma violenta, impedindo mesmo o acesso ao pódio da Assembleia Nacional da Bulgária - quando outros deputados, de outros partidos, tentaram desbloquear o acesso, foram empurrados e gerou-se um confronto físico.
45%
Um inquérito recente feito pelo Governo búlgaro mostra que 45% dos cidadãos estão contra a adesão à moeda única europeia
Tópicos
Política
Corrupção
Desinformação e informação errada
Crise política
Bulgária
União Europeia
Comissão Europeia
Rússia
Rosen Zhelyazkov
Ministério das Finanças
Valdis Dombrovskis
Ursula von der Leyen
Artigos recomendados
As mais lidas
PSOE e Podemos apresentam medida para proibir futebol nos recreios: "Desporto tóxico"
07 de fevereiro de 2026 às 15:24Gabriela Ângelo
Rebentou um segundo dique no rio Mondego
12 de fevereiro de 2026 às 12:34Luana Augusto
Vitória esmagadora de Seguro nas Presidenciais: acompanhe todas as reações
08 de fevereiro de 2026 às 23:45SÁBADO
Maria Lúcia Amaral. Caiu a ministra que ia sempre almoçar a casa
10 de fevereiro de 2026 às 21:31Marco Alves
Dina ou Margarida. Uma delas será a próxima primeira-dama
05 de fevereiro de 2026 às 07:00Alexandre R. Malhado