Secções
Entrar

Brexit: Londres suspende produção de moeda comemorativa da saída da UE

26 de outubro de 2019 às 16:34

A moeda tem gravada a data prevista de saída do Reino Unido da UE, 31 de outubro, sob a inscrição "Paz, prosperidade e amizade entre todas as nações".

O Ministério das Finanças britânico suspendeu a produção de uma moeda de 50 cêntimos de libra comemorativa da saída do país da União Europeia com a data de 31 de outubro gravada, face ao previsível novo adiamento do 'Brexit'.

A moeda, cujo valor facial equivale a 60 cêntimos de euro, tem gravada a data prevista de saída doReino Unidoda UE, 31 de outubro, sob a inscrição "Paz, prosperidade e amizade entre todas as nações".

As Finanças ordenaram a suspensão da produção à entidade emissora de moeda no Reino Unido, Royal Mint, o que ocorre pela segunda vez, depois de a primeira data de saída - 29 de março de 2019 - ter sido adiada para 12 de abril, primeiro, e 31 de outubro, depois.

"Tomaremos uma decisão no momento oportuno", afirmou um porta-voz das Finanças à imprensa britânica.

Segundo o jornal The Guardian, mil moedas já foram produzidas com a data de 31 de outubro e podem agora valer 800 libras (cerca de 930 euros) cada uma no mercado de colecionismo.

Apesar da promessa de sair da UE a 31 de outubro, com ou sem acordo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi obrigado a pedir um novo adiamento a Bruxelas devido a legislação aprovada pela oposição no parlamento.

O novo adiamento deverá ser até 31 de janeiro de 2020.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela