Secções
Entrar

Brexit: Bruxelas propõe "controlos administrativos" em vez de fronteira na Irlanda

10 de outubro de 2018 às 19:21

O responsável da União Europeia para as negociações do Brexit propôs a criação de controlos nas trocas comerciais fronteiriças entre Reino Unido e Irlanda do Norte.

O responsável da União Europeia (UE) para as negociações do 'Brexit', Michel Barnier, propôs esta quarta-feira a criação de controlos fronteiriços administrativos nas trocas comerciais entre o Reino Unido e a Irlanda no Norte.

"Terá que haver procedimentos administrativos para o controlo das mercadorias que chegam à Irlanda do Norte provenientes do resto do Reino Unido", sublinhou Barnier, uma vez que está fora de questão a criação de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Os controlos são exigidos porque, na ausência de fronteira física, tudo o que chega à Irlanda do Norte, chega também à UE.

Discursando, em Bruxelas, no Parlamento Europeu das Empresas (Eurochambers), Barnier salientou ainda que poderão ser feitos 'scans' nos contentores a bordo de 'ferries', a exemplo do que acontece entre Espanha e o arquipélago das Canárias, referindo a necessidade de os controlos serem feitos "da maneira o menos intrusiva possível"

"A nossa proposta é uma rede de segurança, um 'backstop' (solução de último recurso) até se chegar a uma solução permanente", reiterou.

Salientando que "80 a 85% do acordo de saída está fechado", Barnier esclareceu que, para o fim, ficaram os temas mais difíceis: a governação, nomeadamente o papel do Tribunal de Justiça da UE, as indicações geográficas protegidas de produtos agrícolas e como evitar uma fronteira rígida entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido.

O 'Brexit' está marcado para dia 29 de Março de 2019, seguindo-se um período de transição previsto no Acordo de Saída.

Os 27 e Londres deverão ainda concordar numa declaração política sobre o quadro das futuras relações entre ambos.

Nos dias 17 e 18 deste mês, os líderes da UE vão reunir-se - primeiro num jantar a 27 e no segundo dia já com o Reino Unido -- para tentarem fechar os termos do divórcio.

Se houver 'fumo branco' deverá ser marcado um Conselho Europeu extraordinário para a assinatura formal dos textos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela